O professor José Fernando Fragalli, que tomará posse no cargo de diretor-geral da Udesc Joinville no dia 27 de junho, é um velho conhecido dos joinvilenses que têm dedicado alguma atenção ao céu e às estrelas. Não que ele seja “de outro planeta”. Pelo contrário. É que o professor, que é engenheiro de materiais e doutor em física, tem dedicado parte do seu tempo ao trabalhado de popularização de fenômenos físicos, astronômicos e da ciência em geral.

Continua depois da publicidade

Não é incomum ouvi-lo falar da Lua, do Sol, dos planetas e galáxias com o mesmo entusiasmo que ajuda a esclarecer fenômenos misteriosos e inexplicáveis para a maioria da população. Durante os últimos anos, ele coordenou o Projeto Astronomia como Base de Educação para a Ciência, que levou informações para as escolas públicas de praticamente toda a cidade.

O telescópio foi uma forma que Fragalli encontrou para atrair não só a atenção dos alunos, mas de toda a comunidade. Não foram poucas as vezes que ele levou o instrumento para o Mirante do Boa Vista ou para as calçadas próximas à universidade, abrindo a possibilidade de as pessoas conhecerem o universo de outra perspectiva, a científica.

Confira as últimas notícias de Joinville e região.

Além da sala de aula, dos projetos envolvendo a disciplina de física e, a partir de agora, das atividades da diretoria-geral do campus, também é possível encontrá-lo pedalando pelas ruas da cidade. Na universidade, ele atua desde 1994. Além da sala de aula, já exerceu a função de chefe de departamento e participou de todos os conselhos superiores da instituição. Natural de São Carlos, no interior de São Paulo, adotou Joinville desde que foi efetivado como professor titular da Udesc.

Continua depois da publicidade

Foi graduado em física pela Universidade de São Paulo, em 1985 e, logo depois, em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Fez mestrado e doutorado também na USP.

Fragalli foi eleito em segundo turno, com 51,5% dos votos, no dia 26 de abril. Pouco mais de mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores efetivos e técnicos universitários, foram às urnas. O ato de posse ocorrerá durante cerimônia que será realizada no plenário da Câmara de Vereadores, às 20 horas, na próxima segunda-feira.

Desafios

Um dos principais desafios do novo diretor-geral da Udesc Joinville para os próximos quatro anos é qualificar o quadro de professores e técnicos da instituição. Hoje, são 196 professores titulares, 60 substitutos e 102 técnicos atuando no campus.

– Pelo menos 60% dos nossos professores são doutores e em torno de cem participam de programas de pós-graduação. Fui eleito com uma proposta de qualificar a gestão de pessoas, dar oportunidade para que as pessoas possam se afastar para fazer doutorado, pós-doutorado – disse Fragalli, na manhã desta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Outro desafio é fazer ampliar as parcerias da universidade com a sociedade joinvilense, com entidades, empresas e com outras universidades. Uma das propostas que já está mapeada para começar a funcionar em breve é o núcleo de inovação tecnológica, uma espécie de incubadora de empresas, projetos e ideias inovadoras, dentro da instituição.

Estrutura

O campus da Udesc em Joinville tem 15 prédios e mais uma edificação de seis andares que está em construção. Ao todo, são nove cursos de graduação (quatro engenharias, três licenciaturas e dois de sistemas e análise de computação), nove programas e 12 cursos de pós-graduação. A conclusão do novo prédio depende da aprovação da adequação dos projetos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o novo diretor, uma das prioridades é reformar o telhado da maioria dos blocos, os banheiros e a acessibilidade dos prédios.

– Alguns blocos têm 50 anos e quando foram construídos não havia a legislação sobre acessibilidade. Então, essa é uma das coisas que vamos adequar – afirmou.

Continua depois da publicidade