O novo ano chegou à capital da República repleto de nuvens e com temperatura baixa – se não para os catarinenses, talvez para os candangos. No dia que inaugura o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o sol deu as caras depois de alguns dias de chuva intensa no Planalto Central, ainda que algumas nuvens amenizem a incidência solar. Ainda assim, a previsão oficial, do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) é de chuva, o que não arrefece a animação dos petistas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na chegada ao local da posse, o clima é carnavalesco. Charangas, gritos, muita alegria e ansiedade marcam o clima da festa. Em determinados pontos do aclamado céu brasiliense há a confirmação de que, além da alma, os presentes lavarão também os corpos.

Na Esplanada dos Ministérios, muitos apoiadores já se aglomeram no gramado da via, que abriga os prédios mais importantes do país. Cânticos, gritos, abraços e uma enorme fila recebem quem chega à área central de Brasília. A única entrada para o evento da posse se dá ao lado do Teatro Nacional, onde a revista policial é realizada. Toda a pista do lado Norte da via já está ocupada, de uma ponta, na Rodoviária, até o Palácio do Planalto, mais próximo ao Lago Paraná.
Posse de Lula tem medo em Brasília, hotéis lotados e lucro no comércio
Continua depois da publicidade
No terminal rodoviário, principal forma de acesso à festa da posse, o fluxo de passageiros é intenso. Em grupos que aportam diversos motoristas de aplicativo, as mensagens indicam que a dinâmica das plataformas está em viés de alta. Apesar disso, o trânsito nas vias de acesso ao Plano Piloto ainda flui nesta primeira manhã de 2023.

Uma caravana da Polícia Federal deixou o Setor Polícia, na Asa Sul, por volta das 8h40. Agentes da corporação serão responsáveis pela segurança dentro do perímetro da festa – além de cuidar do traslado do presidente Lula. Nenhuma ocorrência fora registrada pela Policia Militar ou Civil, segundo informações de bastidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).
Posse de Lula: força-tarefa de segurança inclui mais de 8 mil agentes e restrição no trânsito
Muitos dos que chegam à Esplanada se mobilizam para ocupar logo a Praça dos Três Poderes, no outro extremo da avenida, onde apenas 40 mil pessoas poderão acompanhar, de perto, a subida da rampa. A limitação era de 30 mil, mas a organização do evento pleiteou um aumento na capacidade às forças de segurança.
*De Brasília, especial para o NSC Total
Leia também:
Lula anuncia novos nomes de ministros
Saiba quais são as mudanças no Pix que começam a valer a partir do dia 2
Concursos públicos oferecem 32,8 mil vagas com salários de até R$ 33,7 mil; confira