Uma fila quilométrica se estende na faixa Norte da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo (1º), quando assume o novo presidente do Brasil. Nela, apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aquecem gargantas e corações para a posse e, consequentemente, o terceiro mandato do petista no Palácio do Planalto. A espera, causada pela rigorosa revista policial, não desanima quem veio de longe para acompanhar o evento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em meio às bandeiras do PT, do Brasil e muita celebração, catarinenses marcam presença na capital federal. É o caso do sindicalista Lourival Pisetta, 69 anos, que viajou de Joinville para acompanhar a cerimônia de posse. Acompanhado da neta, a estudante Isabelli Pisetta, 17, Lourival comemora a vitória de Lula e diz não se intimidar com a esmagadora maioria bolsonarista na vizinhança e no estado como um todo. Eles viajaram no sábado (31) e voltam ainda neste domingo (1°), de avião mesmo.

– Nós vivemos quatro anos de aumento da violência, da desinformação, e agora, graças ao bom Deus, a democracia venceu. No voto, nós elegemos o maior líder da história desse país – comenta o sindicalista.

Posse de Lula: Em dia histórico, Brasília amanhece com chuva, clima de Carnaval e filas

Continua depois da publicidade

A família Pisetti garante que não sofreu qualquer tipo de represália. Isabelli diz, inclusive, que o ciclo de amizades votou majoritariamente no petista. Não é o caso, porém, de Paula*. Ela até concordou em gravar entrevista, desde que o nome dela original não fosse divulgado. Profissional autônoma, ela teme não só pela vida ou integridade física, mas também pelo pão de cada dia. Paula também chegou na noite de sábado e viaja de volta para SC logo após o término do evento.

O bate-volta mais exigente, porém, é o de Marilene dos Santos, 52 anos. Funcionaria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e moradora de Florianópolis, chegou à capital federal na manhã deste domingo e vai para o aeroporto já na noite desde dia 1°. Apesar do esforço, o sorriso mostra que a maratona valeu a pena.

– Em Santa Catarina nós somos resistência, né? Ficamos numa corrente durante a eleição, alertas, e a vitória foi muito emocionante. Estamos encantados, em paz. Esses quatro anos de desgoverno acabaram.

Posse de Lula: força-tarefa de segurança inclui mais de 8 mil agentes e restrição no trânsito

Apesar de serem minoria, se comparados a caravanas de outros estados, os catarinenses colaboram para o frisson que se sente na Esplanada dos Ministérios.

Continua depois da publicidade

*De Brasília, especial para o NSC Total

Leia também:

Lula anuncia novos nomes de ministros

Saiba quais são as mudanças no Pix que começam a valer a partir do dia 2

Concursos públicos oferecem 32,8 mil vagas com salários de até R$ 33,7 mil; confira