Neste domingo, 6 de setembro, é comemorado o Dia do Sexo. A data é celebrada desde 2008, após uma ação de marketing de um fabricante de preservativos, em uma clara alusão à famosa posição sexual 69.
Continua depois da publicidade
Não é preciso de datas especiais para a prática do sexo, mas aproveitando o dia comemorativo, a especialista no prazer feminino Gabriela Cordioli traz algumas dicas para aumentar a intimidade e o prazer entre o casal.
Posições sexuais
Gabriela aponta que a busca por performance é uma grande questão quando se fala em sexo. As posições sexuais possuem um papel importante na autodescoberta e na exploração das possibilidades, mas muito antes de se preocupar com a performance, é preciso entender que a vida sexual é um reflexo de como está a vida de uma forma geral.
— É necessário que cada parte do casal entenda como eles estão individualmente em termos de sentir prazer. Se estão abertos e se sentindo merecedores, já que historicamente carregamos uma culpa em sentir prazer, que vai se expressar muito no ato sexual.
> Conheça e saiba como deixar ainda melhor a posição favorita das mulheres
Continua depois da publicidade
Intimidade
Para a especialista, para atingir a intimidade em um relacionamento é necessário se mostrar para o outro para além das máscaras sociais. Apontar as dores e os medos, se vulnerabilizar, e conseguir comunicar isso para o outro. Ela garante que essa é uma das chaves para melhorar a prática sexual entre os casais.
— Uma coisa importante: intimidade não é sexo. Muitas vezes, usamos o sexo para não criar intimidade. Quanto mais eu consigo sair da performance, mais eu consigo me abrir e me comunicar com o outro, e como consequência o sexo será melhor.
> 5 curiosidades masculinas sobre o sexo que as mulheres não sabiam
Fantasias sexuais
A comunicação é a chave para uma relação mais prazerosa. Quando os envolvidos compartilham o que sentem conseguem ter uma melhor conexão e isso refletirá na hora do sexo. A terapeuta conta que muitas mulheres que atende relatam que ainda não expõem suas fantasias ao parceiro por vergonha e medo da reação, mas ela explica:
— É preciso entender que não é porque você tem uma fantasia sexual que é necessário viver aquilo, o fato de compartilhar já cria uma conexão entre o casal e quanto melhor essa conexão, melhor será o ato sexual.
Continua depois da publicidade
> Conheça seis fantasias sexuais comuns entre homens e mulheres
Orgasmo e prazer
Outro ponto chave para atingir o prazer no sexo é o orgasmo. Um dos grandes impeditivos do prazer sexual atualmente é a ditadura do orgasmo, principalmente para as mulheres, que por décadas, não puderam associar prazer ao sexo. Enquanto muitas ainda relatam dificuldade de atingir o orgasmo, em outro extremo vemos a necessidade de sempre atingi-lo.

— O que digo é que o orgasmos é o resultante de um processo de prazer, então, mais importante que focar no fim, é concentrar o foco no processo. E isso envolve uma autodescoberta e também uma descoberta em casal. Uma dica para casais que estão buscando potencializar o ato sexual experimentando coisas novas é criar um momento para viver isso de forma mais intensa.
> Saiba o que pode acontecer na primeira vez de uma mulher
Um estudo americano realizado pelas universidades de Chapman, Claremont Graduate e Indiana University analisou a frequência de orgasmos entre homens e mulheres, de diferentes orientações sexuais, ao todo foram pesquisados 52 mil homens e mulheres com vida sexual ativa e idades entre 18 e 65 anos, e o resultado encontrado sugere uma variedade de comportamentos que os casais podem tentar para aumentar a frequência do orgasmo, como: receber mais sexo oral do parceiro, ter uma relação sexual mais demorada, estar satisfeita com o relacionamento, poder pedir aquilo que deseja na cama para o parceiro, elogiar (e ser elogiada) pelo desempenho na cama, fazer provocações, como trocar mensagens estimulantes sexualmente, usar lingerie sexy, tentar novas posições sexuais (incluindo estimulação anal), realizar fantasias e expressar carinho durante o sexo.
Gabriela sugere sair de roteiros — com posições, carícias determinadas e penetração.
— É preciso ativar os sentidos colocando uma música, espalhando velas pelo quarto, colocando uma roupa de cama mais gostosa, realizando uma massagem, em si e no outro. O primeiro estágio da massagem tântrica e a Massagem Sensitive, que é com a ponta dos dedos. É uma massagem bem devagar que vai ativar o nosso corpo, a nossa pele. Explore o beijo e as carícias. Nesse processo é muito importante o casal ir comunicando o que gosta e o que não gosta. Fique mais tempo nesse processo, garanto que quando for para a penetração e quando for testar as posições será muito mais prazeroso.
Continua depois da publicidade
> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental
Maratona do prazer
Que tal apimentar a relação e aumentar a intimidade com uma maratona do prazer? A especialista sugere uma pratica que irá potencializar o ato sexual.
— Fique durante três dias fazendo essa estimulação sem a penetração, e de preferência sem chegar no orgasmo, exatamente para ficar instigando esse momento de descoberta e lá no terceiro dia, aí sim, chega na penetração e no orgasmo.
> Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto