O Partido Comunista Português (PCP), que obteve 8,3% dos votos em sua aliança com os Verdes nas eleições legislativas de domingo passado, vencidas pela coalizão de direita no poder, revelou nesta quarta-feira sua disposição de apoiar um eventual governo formado pelo Partido Socialista (PS).

Continua depois da publicidade

“Uma solução de governo do Partido Socialista contaria com nosso apoio”, afirmou o dirigente do PCP, Jeronimo de Sousa, após um encontro com o líder socialista Antonio Costa, cujo partido foi o segundo colocado nas eleições, com 32,4% dos votos.

Em uma entrevista coletiva, Costa declarou que planeja “continuar com o diálogo nos próximos dias (com o PCP) para aprofundar os pontos de convergência”.

No domingo, Costa advertiu que “o PS não contribuiria com uma maioria de bloqueio sem a condição de propor uma alternativa crível de governo”.

Na noite de terça-feira, o presidente Anibal Cavaco Silva encarregou o primeiro-ministro em final de mandato, Pedro Passos Coelho, a negociar um acordo com o Partido Socialista (PS) que assegure a estabilidade de um futuro governo.

Continua depois da publicidade

* AFP