Até sexta-feira, a Federação das Indústrias (Fiesc) e representantes dos portos catarinenses promoverão o programa Portos.SC na feira Transport Logistic, em Munique, na Alemanha.

Continua depois da publicidade

O programa – lançado em abril – tem por objetivo divulgar no Brasil e no exterior os benefícios e as potencialidades do sistema portuário de Santa Catarina. Trata-se de uma ação conjunta dos terminais do Estado na busca de cargas, por meio de articulação liderada pela Fiesc.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), SC elevou de 13,46% em 2008 para 17,23% em 2012 a participação no total de contêineres movimentados no Brasil. No mesmo período, a participação do Estado no volume movimentado no país, em toneladas, subiu de 3,35% para 5,26%.

A Fiesc prevê um investimento de US$ 1 bilhão nos próximos anos para melhorar a infraestrutura, reforçar e realinhar berços, expandir terminais e comprar novos equipamentos.

Continua depois da publicidade

A Feira é um dos mais importantes eventos mundiais na área de transportes, logística, mobilidade, tecnologia e gestão da cadeia de fornecimento.

Nesta edição, o evento conta com dois mil expositores de 64 países, distribuídos em nove pavilhões divididos nos setores intralogística, telemática, comércio eletrônico e telecomunicações, sistemas de transporte de mercadorias e serviços logísticos.