Oskar Metsavaht é um estilista que sempre bebeu da fonte da arquitetura como inspiração para a sua marca de vestuário, a Osklen. Em 2020, ele foi convidado a assinar uma linha de revestimentos cerâmicos em cocriação com a Portobello. Em outros anos, a ceramista Hideko Honma, o jornalista Pedro Andrade e o designer de jóias Antônio Bernardo também assinaram parcerias com a marca de mais de 40 anos de história.
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É preciso disposição e estrutura para fazer com que esses encontros, com profissionais de áreas distintas, aconteçam. E mais: que rendam ideias ao mesmo tempo belas e capazes de preencher lacunas no leque de ofertas do mercado.
— Acreditamos que uma solução coletiva amplia as possibilidades criativas e que o olhar particular define a identidade da marca — afirma a diretora de branding e inovação, Christiane Ferreira.
Além da frente de Coleções Assinadas, a Portobello promove viagens coletivas com grupos de arquitetos. Berlim, na Alemanha, foi o destino em 2020. Após pausa em 2021 por causa da pandemia, 2022 tem no roteiro Tel Aviv, em Israel, e em Doha, no Catar.
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— Quando o arquiteto viaja sozinho, ele faz uma leitura única. Em grupo, cedemos ao olhar do outro. Por isso, nossos parceiros são essenciais para que a marca siga inovando de forma criativa e sustentável — diz o gerente de branding, Eduardo Scoz.
A ideia é identificar tendências e depois chegar a coleções do chamado Coletivo Criativo. Já na Clínica de Produtos, o objetivo é reunir profissionais de arquitetura para entender como melhorar o portfólio. Afinal, o princípio de Ciclo de Inovação é exclusivo da marca, que investe na área de Pesquisa e Desenvolvimento, com intuito de manter ativa a troca de conhecimento entre empresa e profissionais de olhares diversos, criando um círculo de colaboração que eleve o potencial do produto em níveis estéticos e técnicos.
Mais nomes na coleção 2022
Arquitetos do quilate de Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake trabalhavam em coleções para a Portobello quando faleceram, em maio e novembro de 2021, respectivamente. Mas o resultado dessa parceria não seria exibido senão em março último, com o lançamento da coleção UNLTD. Dreams.
Junto com a filha, a designer Nadezhda Mendes da Rocha, o ganhador do prêmio Pritzker em 2006 pensou em três tonalidades para reproduzir o concreto em porcelanato, com peças lisas e estampadas de inspiração modernista e, também, mosaicos ripados nos mesmos tons.
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Com sete opções de cor, a coleção Oh!Take, de Ruy Ohtake, tem formatos grandes, que chegam a 120 x 270 cm, e três deles também disponíveis na nova medida 160 x 160 cm. Também conta com o kit Soul, feito de peças cimentícias de cores vibrantes, como amarelo, azul e vermelho, e dois modelos para parede no formato 30 x 120 cm. Vale destacar que apenas três empresas no mundo produzem o formato 160 x 160 cm e, no Brasil, a Portobello é a única delas.
Essas peças e outras novidades foram parar em maquetes assinadas por Mila Strauss, Gabriela de Matos, Martin Corullon, Mariana Maran, Alex Atala, Carlos Carvalho, Rodrigo Ohtake e a própria Paola Navone. O resultado? Diverso, inovador e inspirador.
Acesse o site da Portobello e saiba mais sobre a empresa.
Conheça outras marcas premiadas no canal do Top of Mind 2022.
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