O Portobello Grupo deu mais um importante passo em seu processo de internacionalização com a inauguração da Unidade Portobello America. A primeira fábrica do Grupo fora do Brasil funciona desde julho deste ano, mas foi oficialmente inaugurada em 14 de outubro, em Baxter, Tennessee (EUA).

Continua depois da publicidade

A expansão da empresa é resultado de um planejamento estratégico, que mapeou uma demanda crescente por produtos da marca e uma oportunidade de expansão para o Portobello Grupo nos Estados Unidos, onde a empresa atua desde os anos 1990.

A Portobello America inicia suas atividades no momento em que o país percebe a necessidade de fortalecer seu mercado produtor de revestimentos cerâmicos. A inauguração da fábrica representa a abertura de uma grande avenida de crescimento para o Portobello Grupo, com expectativa de faturamento de R$750 milhões.

— A Portobello America tem 90 mil metros quadrados construídos e é equipada com maquinário de última geração. A produção da fábrica vai abastecer o mercado norte-americano com produtos específicos, com alto valor agregado — explica Luiz Felipe Brito, CEO da Portobello America.

A nova fábrica já gerou 200 empregos diretos em Baxter, Tennessee (EUA), considerada um polo nacional norte-americano de fabricação de revestimentos cerâmicos, e conta com parque fabril de 90m², construído em um terreno de 370 mil metros quadrados. A planta tem capacidade de produção de 3,6 milhões de metros quadrados nesta primeira etapa.

Continua depois da publicidade

Equipada com três fornos, um deles já em funcionamento e os outros dois com previsão de ativação em 2023 e 2024, respectivamente, a Portobello America produz revestimentos especialmente desenvolvidos para o público norte-americano, fruto de pesquisas intensas sobre o mercado e comportamento do consumidor nos Estados Unidos.

Internacionalização

O Portobello Grupo é uma empresa global, que atua em mais de 60 países. A abertura da Unidade Portobello America significa que o plano de negócios da empresa está no caminho certo. Esse é um passo significativo no planejamento internacional do Portobello Grupo, que deve ser um dos focos de atuação nos próximos anos.

Segundo a empresa, o mercado de revestimentos cerâmicos nos Estados Unidos é um dos maiores e mais atrativos no mundo e tem bastante importância na estratégia de expansão do Portobello Grupo. A inauguração da Portobello America marca a história do Grupo como a conquista de uma grande vitória.

Com a planta norte-americana, o Portobello Grupo passa a ter três unidades produtivas, sendo duas delas no Brasil: a Unidade Portobello em Tijucas (SC) e a Pointer em Marechal Deodoro (AL).

Continua depois da publicidade

O Portobello Grupo

Com sede em Tijucas (SC), o Portobello Grupo é a maior empresa de revestimentos do Brasil, com a maior rede de varejo do segmento no país. A forte atuação da empresa a colocou como líder nacional e protagonista global do setor. Está listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sob o código PTBL3.

O Portobello Grupo atua em multicanais, com operações estruturadas em quatro unidades de negócios: a Portobello, com distribuição para homecenters, Projetos e Exportação para mais de 70 países; a Portobello Shop, sua marca de varejo com mais de 130 lojas em todo o Brasil; a Portobello América, pioneira na internacionalização do Grupo com sede nos Estados Unidos; e a Pointer, marca de design democrático consolidada no Nordeste do país.

Com um processo de produção cada vez mais sustentável, que respeita o meio ambiente e o uso de recursos naturais, a Portobello atende países dos cinco continentes, conectando-se com clientes e profissionais de arquitetura de todo o mundo.

Saiba mais no site da Portobello.