O Porto de São Francisco do Sul inicia contrato com a empresa brasileira Golden Imex para importar mais um milhão de toneladas de ureia ainda neste ano. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (6), durante a visita do embaixador da República Islâmica do Irã, Hossein Gharibi, ao terminal catarinense. Só no primeiro trimestre de 2022, inclusive, a unidade registrou crescimento de 26% na importação de fertilizantes, se comparado a 2021.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Gharibi veio à cidade para conhecer o porto e também estreitar a relação comercial entre os países, principalmente neste momento de crise gerado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O país comandado por Vladimir Putin é um dos maiores exportadores do insumo, mas tem dificuldade na comercialização por conta das sanções comerciais motivadas pela guerra.
Neste cenário, conforme o embaixador, o Irã tem tentado resolver esta necessidade, e encontrou no Porto de São Francisco do Sul a melhor opção. Ele ainda garantiu o crescimento na quantidade dos insumos.
— A previsão é de um incremento de carga de um milhão de toneladas de fertilizantes, numa programação logística de 20 navios pra trazer este volume até os portos brasileiros, preferencialmente São Francisco do Sul — sinalizou Gharibi, que foi traduzido por um intérprete.
Continua depois da publicidade

Cleverton Vieira, presidente da instituição, afirma que, historicamente, a Rússia sempre teve baixa participação na movimentação de fertilizantes no porto da cidade e, graças a parcerias com países do Oriente Médio e também da América do Norte, a unidade alcançou números expressivos.
Entre janeiro e março, foram 632 mil toneladas de fertilizantes que desembarcaram em São Francisco do Sul. O maior volume de carga foi registrado em fevereiro, quando navios descarregaram 301 mil toneladas. Já em janeiro e março, foram 165 mil toneladas em cada mês. Este volume representa cerca de 6% de todo adubo que chega ao Brasil.
Prevenção de impactos e novos investimentos
Cleverton Vieira reforçou a satisfação em receber o embaixador do Irã no porto e destacou que a unidade é uma das principais portas de entrada de fertilizantes, ocupando o segundo lugar na importação de ureia.
Uma medida adotada pela unidade para prevenir possíveis impactos do conflito no Leste Europeu na agricultura foi uma resolução publicada em março, que deu preferência para a atracação de navios com fertilizantes.
Continua depois da publicidade
Vieira disse que preferência é pontual e que estão conseguindo incorporar tanto as cargas de fertilizantes como as siderúrgicas. Esta prioridade também faz parte do planejamento de novos investimentos previstos na empresa portuária, assim como melhorias na parte operacional, como a expansão de gates e balanças.
— Os navios de fertilizantes que aguardam mais de 14 dias passam a ter preferência. A partir do final do mês de maio, passaremos a contar com mais três balanças. Vamos de duas para cinco balanças e isso aumentará nossa eficiência. Dos 500 caminhões que recebemos hoje, vamos para 1 mil por dia. Então, isso vai dar um volume de movimentação bastante grande na região e podemos, inclusive, diminuir a fila de espera — destacou o presidente.
Vieira garantiu que a unidade tem capacidade para receber os 20 navios anunciados pelo embaixador do Irã. O aumento na importação pode gerar crescimento de 40% da carga que desembarca na unidade, se comparado aos números do ano passado.
A movimentação no Porto de São Francisco do Sul representa 60% da economia da cidade. Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, a visita do embaixador significa também um fortalecimento de importação e exportação por intermédio do município.
Continua depois da publicidade
— Crescendo o Porto, o município tem a ganhar como um todo. Então, à medida que vai crescendo e aumentando nosso Porto, toda cidade usufrui — ressaltou Godofredo.
Leia também
Vídeo flagra avião “cortando” pipa próximo ao aeroporto de Joinville; entenda o perigo
Novo estacionamento rotativo de Jaraguá do Sul poderá ser pago com Pix, cartões e app