Maior porto de Santa Catarina em movimentação e o sétimo maior terminal de cargas do país, o Porto de São Francisco do Sul, no Norte do estado, comemora 69 anos de fundação nesta segunda-feira (1) de olho nos próximos passos. Há projeções de investimentos pelos próximos 12 anos para o Complexo da Babitonga, que inclui também o Porto Itapoá e outros terminais menores, que podem alcançar até R$ 15 bilhões, segundo o presidente do terminal, Cleverton Vieira.

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Em entrevista à CBN Joinville nesta segunda, Cleverton falou sobre a expectativa para o médio prazo para o complexo e celebrou o bom momento no mercado.

— Somos protagonistas desse momento histórico. Mais de 60% de todas as cargas que entram ou saem de Santa Catarina passam pelos portos de São Francisco ou de Itapoá. Temos mais de R$ 2 bilhões em investimentos aqui na região em execução hoje, e até 2036 serão quase R$ 15 bilhões investidos — afirma Cleverton Vieira.

Veja imagens do Porto de São Francisco do Sul

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Na área de infraestrutura aquaviária, o surgimento de novos terminais privados tem animado o gestor do Porto de São Francisco do Sul, que espera aproveitar a aproximação entre empresas e governo para modernizar um dos canais mais importantes do país.

— É essa nova parceria que se cria entre a iniciativa privada e o poder público que vai viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento do canal externo. É um modelo inovador no Brasil em que, a partir da confiança recíproca, vai alavancar esse volume de investimentos na região.

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Orçado em cerca de R$ 300 milhões, a obra deve permitir que navios conteineiros de até 366 metros de comprimento entrem no Porto de Itapoá, o que hoje não é possível. Ao mesmo tempo, o alargamento do canal vai permitir que os navios cargueiros e graneleiros façam suas manobras de entrada e saída no Porto de São Francisco do Sul sem a necessidade de parada, o que hoje é a principal dificuldade por conta da curva na saída do canal da Baía da Babitonga.

— Vamos ganhar segurança na navegação e aumento na movimentação, tanto em São Francisco do Sul quanto em Itapoá. E uma parte significativa da areia dragada do canal será usada para o engordamento da praia de Itapoá. Será a primeira vez que uma dragagem de porto será usada com essa finalidade, serão mais de sete quilômetros da orla de Itapoá recuperadas com o uso benéfico desses sedimentos de dragagem — finalizou Cleverton.

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O projeto, que tem também o objetivo de servir de barreira para proteger a cidade de Itapoá do aumento do nível do mar, vem sendo acompanhado desde 2015 pelo Ibama, que tem analisado os estudos de impacto ambiental da obra.

Maior porto de Santa Catarina

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou no início deste ano que o Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, mostram que o terminal movimentou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Em novembro de 2022, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul havia ultrapassado os terminais portuários privados Portonave e Itapoá, tornando-se o maior de Santa Catarina.

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