O porto de São Francisco do Sul precisou paralisar as operações na última segunda-feira (31) por causa de bloqueios em rodovias federais e estaduais de Santa Catarina, principalmente nos quilômetros 4 e 22 da BR-280, que impossibilitam o acesso à unidade portuária.

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Segundo a SC Par Porto de São Francisco do Sul, os bloqueios registrados na BR-280 impedem a chegada de caminhões com granel vegetal sólido aos terminais de retroárea e também a circulação dos caminhões cooperados, que são responsáveis pelas operações de carga e descarga dos navios atracados na unidade.

– Desde segunda-feira, tão logo começaram os bloqueios, o porto foi sentindo a redução dos caminhões porque dependemos deles para levar as mercadorias e também para retirar. A partir das 13 horas, ficamos sem a possibilidade que os caminhões chegassem ao porto – explica o diretor-presidente Vladimir Arthur Fey.

A diretoria do porto também afirmou nesta quarta-feira (2) que o tráfego de trens também estava interrompido em Corupá. Com isso, os últimos vagões com carga de milho foram recebidos durante a manhã no terminal graneleiro.

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A autoridade portuária aguarda as liberações dos acessos para que possa organizar o fluxo acumulado no porto de São Francisco do Sul. Enquanto isso, o porto acumula prejuízos financeiros, já que são movimentados, em média, R$ 433 mil por dia em operações.

– Isso tudo gera um custo adicional na cadeia logística e, naturalmente, teremos um produto mais caro por conta dessa paralisação e falta de movimentação da mercadoria. Nós estamos torcendo para que toda essa situação seja rapidamente resolvida porque é importante que a economia prossiga com suas atividades – comenta Fey.

De acordo com a diretoria da unidade, a previsão de operação com granel vegetal líquido permanece inalterada, já que a carga se encontra armazenada no porto.

Navio chinês aguarda para descarregar

A paralisação na operação do porto de São Francisco do Sul em razão dos bloqueios nas rodovias também impacta nas atividades em um navio chinês atracado na unidade do Norte de Santa Catarina.

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O Tai Knighthood, com 229 metros de comprimento, atracou no porto na madrugada de 26 de outubro com 63 mil toneladas de sulfato de amônio. Foi o maior desembarque de fertilizante já realizado na história da unidade de São Francisco do Sul.

O marco histórico chegou a ser registrado com a entrega de uma placa comemorativa por parte do diretor da emrpesa de operações portuárias ao diretor de administração de finanças do porto.

No entanto, com os bloqueios nas rodovias, o trabalho de descarregamento do navio foi impactado. A previsão era de conclusão das operações na última terça-feira, mas ainda restam cerca de 16 mil toneladas a serem descarregadas.

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