O porto de São Francisco do Sul permanecerá fechado durante todo o dia desta quarta-feira. Os navios que tiverem condições de se movimentar, de acordo com orientações da Capitania dos Portos, são orientados a se afastar da área afetada por medida de prevenção.
Continua depois da publicidade
A tripulação dos navios que não podem se afastar foi orientada a permanecer nas cabines para evitar o contato com a fumaça.
Os caminhões que estavam em direção ao porto nesta quarta-feira aguardam a liberação na barreira próxima ao trevo de Barra do Sul.
Como o incêndio ocorrido nesta madrugada foi a dois quilômetros do porto, a administração aguarda um posicionamento das autoridades para voltar a operar.
O porto diz que é difícil mensurar os possíveis prejuízos pois, neste dia em que está fechado, há apenas um atraso na movimentação de cargas.
Continua depois da publicidade
– Não há nenhum prejuízo com perdas de cargas. A tendência é que nos próximos dias essas horas paradas sejam totalmente recuperadas – informou a administração.
Em média, o Porto de São Francisco do Sul movimenta 40 mil toneladas de cargas por dia.
Canal fechado
O comandante Claudio Luis Estrella Pereira, da delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, informou, no início da tarde desta quarta-feira, que ainda não dispõe de informações seguras sobre a fumaça e, por esta razão, o canal de acesso para entrada e saída de navios não será liberado até que “sejam restauradas as condições de normalidade” na região.