O Porto de São Francisco do Sul teve o melhor quadrimestre da história do terminal. Contabilizando a movimentação de cargas entre janeiro e abril de 2023, o terminal marítimo chegou a 5 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses do ano, representando um aumento de 20,7% com relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 4,1 milhões de toneladas. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O terminal também teve o melhor desempenho percentual entre os 35 terminais marítimos do Brasil no primeiro trimestre de 2023, se comparado com o mesmo período no ano passado. Os dados foram divulgados  pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

São Francisco movimentou 3,75 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros 90 dias do ano, um aumento de 24,5% com relação a 2022. Na sequência, aparecem os portos de Santarém (Pará) e Itaqui (Maranhão), com movimentação de 3,7 milhões de toneladas (+22%) e 7,2 milhões de toneladas (+16,3%), respectivamente. 

A exportação no Porto de São Francisco no primeiro trimestre foi de 2 milhões de toneladas, puxada pela soja e milho, que somaram 1,8 milhão. A importação, por sua vez, foi de 1,7 milhão de toneladas, tendo o aço como principal produto (800 mil), seguido pelos fertilizantes (600 mil toneladas).

Continua depois da publicidade

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, destacou que o resultado deve ser celebrado por toda a cidade e que a expectativa é melhorar o rendimento. 

— Ao mesmo tempo, nos desafia a continuar trabalhando para assegurar as melhores condições de infraestrutura para os nossos usuários — pontua.

Leia também

Com crise na saúde, Joinville vai contratar servidores e aumentar horários de UBSs

Duplex, visão para baía e academia da Adidas: como serão os prédios mais altos de Joinville

Doze tartarugas morrem presas em rede de pesca irregular em Barra Velha