O Porto de Itapoá obteve todas as licenças necessárias e inicia, nas próximas semanas, as primeiras atividades ambientais necessárias para ampliar o terminal privado de contêineres. As licenças vieram do Ibama, da Secretaria Especial de Portos (SEP) e da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

Continua depois da publicidade

O investimento previsto na ampliação soma R$ 500 milhões, e será feito ao longo de até cinco anos. Parte dos recursos virá dos acionistas e outras parcelas serão captadas junto ao Banco do Brasil e ao Banco Votorantim. A área física do porto vai aumentar de 150 mil metros quadrados para 450 mil metros quadrados no período.

A capacidade de movimentação de cargas passará dos atuais 500 mil TEUs para 2 milhões de TEUs. Claro que na medida que as obras fiquem parcialmente prontas, os novos espaços já serão aproveitados comercialmente

O diretor-presidente do empreendimento, Patrício Junior, está otimista. Ele acredita que o porto tende a crescer de 5% a 10%, em 2016, na comparação com o desempenho do ano passado.

Continua depois da publicidade

– Fazemos rotas para todo o mundo e os negócios de exportação sobem. Em função das circunstâncias econômicas, as importações apresentam queda – afirma Patrício.

Leia mais notícias do colnista Claudio Loetz

Comércio pede socorro

Estudo da Serasa Experian revela que o número de recuperações judiciais pedidas pelo comércio no País mais que dobrou nos sete primeiros meses de 2016 em comparação com igual período do ano passado. O aumento chegou a 106,9%. Entre janeiro e julho de 2015, as recuperações judiciais requeridas somavam 187 e, no mesmo período do ano em curso foram 387. Enquanto em 2015 o segmento respondia por menos de um terço – 29,8% – do total de recuperações solicitadas à Justiça, o percentual aumentou para 35,2% neste ano.

Compromissos

Os quatro candidatos a prefeito de São Bento do Sul assinaram protocolo de intenção proposto pela associação empresarial local (Ascibs). A lista de prioridades do empresariado tem 12 itens, que passam por aspectos variados. Vão desde mobilidade, transitam por saúde, saneamento, licenciamento ambiental, plano diretor, e seguem para o campo tributário com pedido de redução de ISS. Além disso, há a necessidade de se garantir a sustentabilidade da Fundação Promosul, entre outros elementos. Na foto acima, Fernando Tureck (à esquerda, assinando o documento), Antonio Tomazin (PSDB), Clarice Foleto (PDT) e Magno Bollmann (PP), que está de óculos.

Continua depois da publicidade

Fremax

A Fremax/Jofund planeja construir uma nova fábrica em Joinville. Ela será de produto complementar à linha de discos e tambores de freio que já fabrica. A projeção é criar cerca de 150 empregos. Mas há problema para a iniciativa se materializar. O entrave é a falta de infraestrutura de fornecimento de energia elétrica. O presidente Carlos Birckholz explica:

– Necessitamos aumentar a demanda contratada e, para isto, investimentos em rede e subestação precisam ser feitos por parte da Celesc. Ou seja, sem energia elétrica, não haverá nova fábrica.

O empresário acrescenta que a situação atual também compromete a ampliação da fábrica de discos e tambores de freio, que está praticamente 100% ocupada.

Continua depois da publicidade

– A Fremax tem potenciais clientes e condições de investir, mas precisamos resolver o gargalo da energia – destaca.

Serviços

O setor de serviços é o segundo que mais fez pedidos de recuperação judicial. De janeiro a julho de 2016, foram 427 pedidos contra 252 no mesmo intervalo de meses do ano passado. Já o setor industrial registrou aumento de 53% nas recuperações judiciais requeridas, passando de 166, entre janeiro e julho de 2015, para 254, entre janeiro e julho deste ano.

Parceria

A Termotécnica firmou parceria com cooperativa de reciclagem de Londrina (PR) e agora recicla também o isopor que vem de lá. Essa ação é reflexo da ampliação do Programa Reciclar EPS, e da preocupação com a questão ambiental e com o cumprimento da legislação, por parte de empresas, ONGs e cooperativas de catadores de lixo e de reciclagem, que se organizam para dar o destino correto aos resíduos sólidos.

Continua depois da publicidade

Sabatina

Os candidatos a prefeito de Joinville, Udo Döhler e Ivan Rocha, foram sabatinados por comerciantes, nesta terça-feira, em encontros na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).