“Ao final de 2012, convênio entre a União, por intermédio da Secretaria Especial de Portos e o governo do Estado, delegou à SCPar a tarefa de administrar e explorar o Porto de Imbituba pelo período de até dois anos, porque findara a concessão a um grupo privado. Assim, nasceu a SCPar Porto de Imbituba SA, que recebeu os desafios de administrá-lo, reestruturá-lo e adequá-lo para alcançar a plena capacidade.
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Após quase 18 meses de gestão, os números são positivos: crescimento de 9% no número de atracações e mais de 20% na movimentação total de cargas em 2013. Para 2014, esses índices sinalizam marcas ainda melhores: nos primeiros quatro meses, o crescimento da carga geral foi de 52,5%, com destaque para a movimentação de contêineres que saltou 500%. A média nacional de crescimento de movimentação nos portos públicos no mesmo período foi de 7,2%.
Outro ponto relevante é o desempenho financeiro. A geração de superávit possibilitará investimentos com recursos próprios nos próximos meses de mais de R$ 30 milhões, melhorando a infraestrutura do complexo. Isso trará mais eficiência e redução de custos.
Além da atuação direta da SCPar Porto de Imbituba, o governo investe na construção de um novo acesso rodoviário – R$ 50 milhões – e na estruturação da estruturação de plataforma logística, localizada a cinco quilômetros do porto. Foram investidos ainda cerca de R$ 40 milhões na dragagem da área do porto, que elevará Imbituba à condição única na região Sul do Brasil em receber navios de até 334 metros de comprimento, 48m de boca e 15m de calado, possibilitando-o a ingressar na rota das grandes linhas de navegação.
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