O Porto de Imbituba fechou o mês de março batendo o recorde histórico de movimentações de cargas. No total, 834.151 toneladas passaram pelo porto, um crescimento de 9% em relação ao número de abril do ano passado (710.346 mil toneladas), quando foi registrado o recorde anterior. Os dados são da Autoridade Portuária Imbitubense.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em março, houve 26 atracações, resultando em uma média de 32 mil toneladas por navio ancorado. A quantidade de cargas movimentadas teve um crescimento de 18%, se comparado ao mesmo mês de 2023 (710.346 mil toneladas).

As exportações correspondem a 60% do fluxo dos produtos que passaram pelo porto, movimentando mais de 541,9 mil toneladas. Já as importações detêm a fatia de 30,4% das operações e a cabotagem (navegação em águas brasileiras), representou aproximadamente 11% da movimentação do porto no mês de março.

Principais cargas

As principais cargas transportadas foram do segmento de granéis sólidos (80% do total). No ranking geral de movimentação, aparecem os produtos: trigo, farelos de soja e milho, contêineres, coque de petróleo, sal, cevada, toras de madeira e carvão.

Continua depois da publicidade

Segundo dados do Governo Federal, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram aproximadamente 470 milhões de dólares, entre janeiro e março de 2024. Para este ano, a Autoridade Portuária prevê um aumento de mais de 8,5 milhões de toneladas em movimentação de cargas.

Para Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, que administra a operação, o porto vem se consolidando como uma alternativa logística.

— Possuímos condições naturais favoráveis e uma proximidade à BR-101 que nos diferencia de outros portos — destaca.

Leia também

Fiesc procura Alckmin para solucionar prejuízos em série nos portos de SC

Região Carbonífera de SC registra melhor saldo mensal de empregos formais desde 2022