A próxima temporada de transatlânticos da região promete ser uma das melhores. Itajaí e Porto Belo devem receber juntas quase 160 mil turistas de vários países do mundo. A novidade ficará por conta do píer de Porto Belo, que receberá pela primeira vez uma embarcação de bandeira francesa.

Continua depois da publicidade

O iate de luxo de longo percurso L’ Austral trará 264 passageiros à cidade. Além dele, outros 41 navios devem passar pela cidade entre novembro deste ano e março do ano que vem. Para recepcionar bem os mais de 100 mil turistas e as tripulações dos barcos, os comerciantes já estão se preparando.

Antonio da Silva, 42 anos, chegou a instalar sozinho um deque novo em sua petiscaria, bem ao lado do píer. O empresário investiu na reforma e num curso de inglês para um dos seis funcionários que trabalham com ele na temporada. Ele acredita ser importante se comunicar bem com os passageiros dos navios, pois durante esse período o movimento dobra em relação ao restante do verão.

– A prefeitura também já nos passou a escala dos transatlânticos pra que a gente esteja preparado – explica.

Por enquanto, a previsão da secretaria de Turismo do município é de que sejam recepcionados 100 mil passageiros no píer, ficando abaixo da temporada passada, quando 126 mil passageiros passaram por lá. Mas esse número pode sofrer alterações caso outros armadores tenham interesse em atracar na cidade.

Continua depois da publicidade

Navios menores

Mesmo com uma estrutura maior para receber os navios, com píer coberto e sala de embarque, Itajaí terá menos embarcações nesta temporada do que Porto Belo. O motivo disso é a capacidade física do local.

No píer de Itajaí só podem atracar embarcações menores, em função do tamanho do píer e do calado do rio. Enquanto que em Porto Belo os transatlânticos atracam fora da baía e os passageiros chegam ao píer levados por barcos menores.

– Os passageiros até preferem desembarcar em Itajaí, pois descem no centro. Já teve até anos em que o número de escalas era maior aqui, mas o número de passageiros não em função do tamanho das embarcações – explica o consultor técnico da secretaria de Turismo, Rodrigo Luiz Flamia.

Em Itajaí a temporada de transatlânticos também ocorre de novembro a março e estão previstas 34 escalas, com 57 mil turistas. São 10 escalas e 17 mil passageiros a mais que na temporada passada. Flamia destaca que para as próximas temporadas está se pensando em uma adaptação do píer para poder atender navios um pouco maiores, como os da MSC.

Continua depois da publicidade

Devido ao tamanho da estrutura, embarcações grandes não atracam porque ficariam com uma das portas, de embarque ou bagagem, de fora do píer. Havendo uma reforma isso poderia ser resolvido, mas essa avaliação dependerá da quantidade de escalas que a empresa pretende fazer em Itajaí.