A prefeitura de Porto Belo abriu edital para empresas interessadas no projeto de uma marina, que será construída em parceria público-privada – o mesmo modelo de Itajaí – em que a mesma empresa constrói e opera a estrutura. A abertura de propostas é no dia 31 de outubro.
Continua depois da publicidade
A licitação ocorre em duas etapas. A primeira é para avaliar a qualificação das interessadas, e a segunda, que ainda depende da aprovação da Câmara de Vereadores, será para propostas de investimentos, estimados em mais de R$ 40 milhões.
Continua depois da publicidade
O prefeito Evaldo Guerreiro (PT) diz que preferiu adotar esse modelo para não correr o risco de entregar a obra a uma empresa que não tenha condições de concluí-la. O que, em se tratando de empreitadas públicas, não seria novidade.
A proposta da marina faz parte de um projeto mais amplo para criar um Complexo Náutico, incorporando o receptivo dos navios de cruzeiro, os molhes para barcos de lazer e de pesca artesanal, implantação de transporte de passageiros e investimentos da iniciativa privada, como a melhoria na estrutura das marinas que já estão instaladas.
:: Leia mais notícias do Litoral em osoldiario.com.br
Vocação para a náutica não falta a Porto Belo. A cidade tem algumas das marinas mais antigas da região e é lar do Caixa d’Aço, um dos principais destinos das embarcações de lazer na região. A aposta, portanto, pode fomentar a economia da cidade.
Continua depois da publicidade
A dois meses do final do mandato, e com o projeto parado na Câmara desde o primeiro semestre, a tendência é que a conclusão do projeto fique para o próximo governo.