O desempenho da ocupação na indústria foi o principal responsável pela quinta queda seguida no desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), que atingiu 3,5% em agosto deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Continua depois da publicidade

Conforme dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira pelo instituto, Porto Alegre registrou o segumento melhor crescimento na população ocupada na indústria das seis regiões metropolitanas analisadas, com alta de 6,1% na comparação de agosto com julho, apesar da queda de 1,2% na relação com agosto de 2011.

O melhor resultado foi verificado em Belo Horizonte, onde houve crescimento em agosto tanto frente a julho (8,6%) quanto frente a agosto de 2011 (4,4%). No Rio de Janeiro, a alta foi de 3,6% em agosto ante julho, embora tenha havido queda de 1,5% frente agosto de 2011. Em São Paulo, a população ocupada na indústria cresceu apenas 0,6% em agosto ante julho e recuou 1,7% em comparação com agosto de 2011.

Conforme o IBGE, parte do fôlego do emprego na indústria em agosto pode estar relacionada a um aumento da atividade em função das medidas de estímulo adotadas pelo governo. De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, Cimar Azeredo, as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Belo Horizonte têm forte presença das indústrias calçadista e automobilística.

– Em algumas regiões, a indústria começa um processo de aquecimento – afirmou Azeredo.

Continua depois da publicidade

Segundo a PME, a população ocupada na indústria foi de 3,757 milhões de pessoas em agosto, 100 mil pessoas a mais do que em julho, uma alta de 2,7%. Na comparação com agosto de 2011, houve queda de 0,1% na população ocupada da indústria. Na comparação de agosto com julho, a indústria foi a atividade que teve maior crescimento na população ocupada.