Um morador de Porto Alegre, de 43 anos, é o mais novo caso suspeito de estar infectado com Gripe A no Estado.

Continua depois da publicidade

Ele chegou de uma viagem da França há cerca de 10 dias. Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, o homem, que foi enquadrado inicialmente como monitorado, passou a ser suspeito desde este domingo porque apresentou sintomas mais parecidos com a enfermidade, que já atingiu mais de 8,4 mil pessoas no planeta.

O homem, cuja identidade é mantida sob sigilo pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), adoeceu nove dias depois de ter desembarcado na Capital. Com febre alta, tosse e dores no corpo, foi encaminhado para o Hospital Conceição e, posteriormente, liberado para ir para casa, onde se encontra isolado.

– Só são consideradas suspeitas de terem contraído a doença, pessoas que apresentem os sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos. Foi muito próximo do prazo final – explica o diretor.

Até terça-feira, a SES deverá receber o resultado do exame dele vindo da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Além do suspeito, a secretaria espera também o laudo de uma mulher de 28 anos, moradora de Porto Alegre. Ela chegou na semana passada da Colômbia e adoeceu logo depois do desembarque no Aeroporto Salgado Filho. Como um quadro menos grave, foi considerada como um caso a ser monitorado. A mulher encontra-se em isolamento domiciliar.

Continua depois da publicidade

Confira como a gripe se espalha pelo mundo: