Para sediar a Copa do Mundo de 2014, a capital gaúcha receberá investimentos privados de R$ 200 milhões em telecomunicações das operadoras interessadas. A informação foi anunciada pelo secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, que participou de seminário da Fifa, na sede do Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro, junto dos engenheiros José Carlos Granja de Andrade, do Internacional, e Ricardo Munhoz, da CEEE.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site da prefeitura de Porto Alegre, uma das patrocinadoras da Copa, a empresa Oi irá montar uma grande estrutura de comunicação no estádio. A NET, que já opera no Beira-Rio com banda larga de 100 megabytes e conta com 1,7 mil quilômetros de fibra ótica na cidade, também irá investir em novas tecnologias até 2014. Outras operadoras também investirão na ampliação e qualificação dos serviços e na cobertura 4G.

No seminário, também foi destacada a implantação, pela CEEE, de uma nova subestação de energia elétrica no bairro Menino Deus. Serão 10 alimentadores, um exclusivo para o estádio e nove para atender o bairro. Com investimento de cerca de R$ 14,8 milhões, as obras devem começar em janeiro e serão concluídas em março de 2013.

Também estiveram presentes no Workshop Broadcast – TI – Telecom representantes das 12 cidades-sede brasileiras, além de órgãos como Anatel, Telebrás, Ministério das Comunicações e Ministério dos Esportes.

Continua depois da publicidade