Porto Alegre recebe a partir desta sexta-feira a 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com 37 filmes de diferentes gêneros, entre eles produções inéditas no circuito comercial brasileiro.
Continua depois da publicidade
A programação, com entrada franca, no Cine Santander, tem entre os destaques o longa Hoje, de Tata Amaral, vencedor do Festival de Brasília 2011, com os prêmios de melhor filme e atriz, para Denise Fraga. O título será exibido na sexta, às 19h.
Também merece atenção o documentário O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares, que revela documentos secretos sobre as articulações do governo dos EUA para depor o presidente João Goulart, origem do golpe que colocou o Brasil sob a ditadura militar entre 1964 e 1985. E, ainda, A Demora, de Rodrigo Plá, indicado pelo Uruguai a concorrer à indicação do Oscar de filme estrangeiro, sobre uma mulher pobre que não consegue internar seu pai em um asilo e toma uma atitude drástica.
Plá é um dos realizadores latino-americanos mais celebrados no circuito internacional, por filmes como Zona do Crime, premiado no Festival de Veneza (exibido em Porto Alegre), e Deserto Adentro (inédito na capital gaúcha). A Demora ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico da mostra Forum do Festival de Berlim. Sessão dia 28, às 15h.
A mostra tem como homenageado em 2012 o decano do documentário brasileiro Eduardo Coutinho, de quem serão exibidos o clássico Cabra Marcado Para Morrer, Santo Forte e também O Fio da Memória.
Continua depois da publicidade
Veja mais informações e a programação completa da mostra em seu site oficial.