Um dos maiores equipamentos em operação no Brasil, capaz de trabalhar com as maiores embarcações do mundo, está sendo usado no Porto Itapoá e já traz resultados para a instituição. Adquirido no ano passado e com operação iniciada em 2024, o novo portêiner gerou um aumento de 15% na produtividade das operações dos navios.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O portêiner é um guindaste sobre trilhos que movimenta contêineres do navio para o cais e vice-versa. Apesar da sua capacidade de trabalho, o Porto Itapoá destaca que a máquina não funciona sozinha. Isso porque, para cada portêiner em ação, é preciso de equipamentos e pessoas que dão suporte a essa operação que o setor portuário chama de “terno”.
Dragagem de R$ 37 milhões em porto de SC fica perto de iniciar
Confira imagens do polo portuário da Babitonga
Continua depois da publicidade
O sétimo terno do Porto Itapoá entrou em operação com força total em agosto e os resultados já apareceram, segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Terminal.
— A média de movimentos por hora (MPH) de agosto foi de 94 para as operações dedicadas aos navios, um número considerado excelente dentro do setor […] Chegamos a atingir 197 MPH em alguns momentos do mês, o que mostra que ainda há espaço para evolução — explica Rosa Jr. O MPH é um dos indicadores de eficiência de um terminal portuário.
De acordo com o diretor, a grande vantagem é a redução do tempo de estadia dos navios atracados, gerando produtividade em cadeia em todo o porto.
— O resultado positivo no cais se reflete em toda a operação, melhorando o desempenho para todos os envolvidos — destaca Rosa Jr.
Continua depois da publicidade
O sétimo portêiner tem 70m de comprimento de lança e capacidade de alcançar um navio de 65m em largura. Conforme o diretor, é um dos maiores portêineres em operação do Brasil, pronto para trabalhar com as maiores embarcações do mundo. Além disso, o terminal portuário do Litoral Norte de SC também dispõe de outros seis portêineres, sendo quatro com 55m e dois com 65m de lança.
Guindastes por controle remoto
O Porto Itapoá é o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sob pneus) por controle remoto. A aquisição de dez máquinas – um investimento de mais de 25 milhões de dólares – vai ampliar a agilidade das operações do Terminal.
Porto Itapoá tem a maior frota de caminhões elétricos do Brasil
O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de Terminal Tractors (TTs), esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.
Leia também
WEG fecha acordo de R$ 630 milhões para construção de complexo solar no Nordeste
Suspensão do X obriga bombeiros de SC a buscarem alternativas para relato de ocorrências
Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”