Uma portaria divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta quinta-feira (9), liberou o pedágio nas rodovias federais para veículos de carga pesada que transportam donativos ao Rio Grande do Sul. As informações são do g1. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com a portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial, os veículos também vão ter atendimento prioritário e serão dispensados da fiscalização em postos de pesagem. A liberação do pagamento de pedágio vale para os transportes com donativos destinados ao atendimento da população atingida pelas enchentes que estiverem acompanhados de veículos oficiais.

Como doar mantimentos e produtos ao RS

A medida emergencial vale enquanto o estado de calamidade pública do RS estiver vigente ou até revogação pela ANTT. A agência também recomenda às concessionárias de rodovias federais que façam esforços para facilitar o fluxo de veículos de transporte que estiverem com donativos.

Continua depois da publicidade

Chuvas no Rio Grande do Sul

Subiu para 113 o número de pessoas que morreram em função das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (10), há ainda 146 pessoas desaparecidas e 756 feridos.

No total, mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 337.116 mil estão desalojadas e 69.617 mil foram levadas a abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 435 relataram problemas relacionados ao temporal. Além disso, uma morte está em investigação.

Veja fotos do Rio Grande do Sul

Leia mais

Lagoa dos Patos sobe quase um metro e expulsa a população de casa no RS

Sexta-feira será marcada por frio, chuvas e possível queda de granizo em SC

Programa de satélites Constelação Catarina pode prever eventos climáticos no país