Ainda é verão e funcionando em caráter expereimental, mas o atendimento ao turista conta com uma novidade em Florianópolis. Além dos pontos de atendimento ao turista, a prefeitura começou a usar o telefone 156 para dar informações a quem visita a Capital catarinense.

Continua depois da publicidade

Para dar publicidade ao número, cerca de 2 mil ambulantes que trabalham nas praias ou que atuarão no Carnaval e 62 guias turísticos, estão recebendo camisetas com o número 156 impresso nas costas desde a última quinta-feira.

O trabalho está funcionando experimentalmente desde a última quinta-feira e deve atingir a plenitude a partir da próxima semana.

Na central de atendimento, 16 estudantes prestam as informações. O grupo, composto em sua maioria por estudantes de turismo, se reveza para conversar, além de português, em inglês, espanhol, alemão e italiano.

Continua depois da publicidade

O secretário de turismo Vinícius Lummertz reconhece que houve demora para que o programa entrasse em funcionamento, mas esclarece que há razões para isto que adiaram o início, como uma negociação com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

– Tentamos um número novo e exclusivo, mas não conseguimos e houve demora na resposta da Anatel. Também tivemos dificuldade para conseguir recursos para a produção dos uniformes e o fechamento da parceria com as empresas patrocinadoras.

Os ambulantes cadastrados na prefeitura estão identificados com camisas de cor laranja. Os guias estão recebendocamisas de cor azul.

Continua depois da publicidade

– Usando a mesma estrutura e com o patrocínio das camisas, temos um projeto sendo executado praticamente a custo zero – ressalta Lummertz.

Os atendentes estão habilitados para informar sobre pontos turísticos, opções de hospedagem e programas culturais organizados ou patrocinados pela prefeitura.

– A tendência é consolidar o modelo para que permaneça a disposição da população e de turistas que visitam a cidade – afirma o secretário.

Continua depois da publicidade

O número 156 é o mesmo que o Pró-Cidadão usa para atender ao contribuinte de Florianópolis. O atendimento permanece funcionando das 8h às 20h e de segunda à sexta-feira. O custo da ligação é local tanto para celular quanto fixo.