As Américas e a Ásia puxaram as vendas, e a Porsche fechou 2012 como o melhor ano em sua história. Longe da crise econômica da zona do euro, que compromete o mercado automotivo, a marca comemorou os recordes de vendas de 143,09 mil veículos no mundo, mais 22% sobre 2011, e lucro de 2,44 bilhões de euros, 19% acima do período anterior.

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O excelente desempenho foi creditado às opções de modelos disponíveis e à chegada de novos esportivos. Para manter os resultados positivos, a fabricante alemã começou 2013 com o novo 911 GT3, apresentado no Salão de Genebra, e a segunda geração do Panamera, seu primeiro sedã de quatro portas, atração do Salão de Xangai, que se encerrou na segunda-feira. O S E-Hybrid, o 4S Executive e o Turbo Executive – duas versões com distância maior de entre-eixos – complementam a família, que conta ainda com o S e o 4S com novo motor V6 biturbo.

O Panamera S E-Hybrid é o primeiro sedã de alto luxo com a recarga da bateria de íon de lítio feita em menos de quatro horas em tomadas residenciais da rede elétrica comum e em duas horas nas industriais.

O total de 415 cavalos de potência vem de 320 cavalos do V6 3.0 a gasolina e 95 cavalos do motor elétrico, que, integrados ao câmbio Tiptronic S automático de oito marchas, alcança 270 km/h. Segundo a montadora, a nova geração tem consumo combinado de combustível de 32,2 km/l. Apenas com eletricidade, percorre de 18 a 36 quilômetros e pode atingir a velocidade de 135 km/h. O aplicativo Porsche Car Connect permite programar e acessar diversas funções do carro por smartphones.

Os Panamera S e 4S trazem o novo V6 3.0 de duas turbinas e 420 cavalos. Conforme a Porsche, apesar de ter 20 cavalos a mais, consome 18% menos do que o V8 da versão anterior. A transmissão é a PDK de sete velocidades. O Panamera S E-Hybrid ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A chegada dos demais modelos será anunciada em breve.

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Principais aperfeiçoamentos

– Linhas mais estreitas, entradas de ar maiores, contornos acentuados e elementos da carroceria com novo formato

– Janelas traseiras mais afiladas

– Vidro de trás maior, com orientação horizontal, nova tampa do porta-malas. O spoiler faz a transição para as lanternas

– Novas versões Turbo e 4S Executive com distância entre-eixos 15 centímetros mais longa

– Versões Executive com suspensão pneumática

– Aviso de saída da pista

– Propulsão híbrida com V6 3.0 de 320 cavalos a gasolina e elétrica de 95 cavalos alimentada por bateria de íon de lítio

– Motor V6 3.0 de duas turbinas e 420 cavalos

– Opcionais: faróis dianteiros de LED e de bixenon, volante multifuncional e tampa automática do porta-malas, controlador automático de velocidade e ação ativa nas frenagens em situações de perigo

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