Uma porca de aproximadamente 140 quilos foi resgatada de uma área alagada no bairro Humaitá, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por um grupo de voluntários de Santa Catarina. As imagens do resgate mostram o animal sendo encontrado em uma espécie de curral que estava coberto pela água, apoiando-se em duas patas nas telhas da estrutura.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O vídeo com cenas do resgate foi divulgado nas redes sociais pela técnica de enfermagem, bombeira e influenciadora Jéssika Spiess. As imagens já haviam registrado mais de 300 mil visualizações até esta semana.
Jéssika conta que a porca, batizada de Vitória, foi resgatada no dia 15 deste mês, no terceiro dia de atuação do grupo de voluntários catarinenses que foi para o Rio Grande do Sul. A força-tarefa reuniu pessoas da área de resgates, como enfermeiros e bombeiros, e também pessoas outros ramos de atuação, das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Palhoça e Itapoá.
Após chegar à capital gaúcha, eles tentaram ajudar moradores da região do bairro Humaitá, próximo à Arena do Grêmio, mas não puderam chegar ao local por questões de segurança pública — alguns voluntários teriam sido ameaçados e a polícia passou a fazer uma proteção no local.
Continua depois da publicidade
Com isso, foram incentivados a ajudarem a resgatar animais de um vilarejo que fica no lado oposto da rodovia.
Nessa região, o grupo resgatou três cachorros e seguiu percorrendo a área alagada quando avistou uma estrutura de madeira, semelhante a um curral. Nesse local, os voluntários de SC avistaram um animal nadando e tentando se manter acima da água, que estava a pouco mais de dois palmos de cobrir totalmente a estrutura.
— Havia muitos animais mortos por ali, e um cachorro veio por cima de uns sacos que estavam boiando, para ser resgatado. Quando fui filmar isso, vi que no curral havia algo se mexendo, sem conseguir distinguir exatamente o que era. Chamei os meninos e falei: tem um bicho ali — conta a voluntária Jessika.
Veja fotos do resgate da porca Vitória
Continua depois da publicidade
Voluntários trouxeram animal abraçado no barco
O resgate foi feito usando um equipamento para laçar o animal. Como colocá-la no barco poderia virar o bote em que os socorristas atuavam, eles levaram a porca abraçando-a pelo lado de fora da embarcação até o local em que estavam estacionados os carros dos voluntários, próximo à rodovia.
Após esperar por horas por alguma orientação sobre aonde poderiam levar a porca, o que fez até mesmo o grupo gravar vídeos com desabafos sobre a dificuldade de buscar um amparo ao animal, os voluntários foram aconselhados a levá-la a um abrigo de animais. Lá, a porca Vitória foi acolhida e recebeu os primeiros cuidados, sendo sedada e medicada.
O dono de uma chácara que acolhe outros animais se prontificou para levar a porca para a propriedade rural dele e tratá-la como um pet. Jéssika e outros voluntários permanecem com contato com o adotante e recebem fotos do animal no novo lar.
— Foi um sentimento maravilhoso, depois de tantos dias e de ver tantos animais mortos ali próximo, ter conseguido resgatá-la. É um animal bem pesado, para conseguir resgatar nas circunstâncias em que estávamos com o barco, sem muito suporte, foi difícil. Saber que depois deu tudo certo é um sentimento ótimo — conta.
Continua depois da publicidade
Os resgates de animais nas áreas alagadas durante a tragédia climática do Rio Grande do Sul ocasionaram cenas marcantes. O caso mais emblemático foi o do cavalo caramelo, retirado de cima de uma telhado, totalmente ilhado durante o período de alagamentos. O animal foi acolhido pela fazenda de uma universidade.
Assista ao vídeo do resgate da porca
Leia também
Cavalo Caramelo, resgatado no RS, ganha “novo corte de cabelo” durante tratamento em hospital
Dos maus-tratos à fama: Cavalo Caramelo recebe 20 pedidos de adoção por dia
Chuvas deixam novas regiões de Porto Alegre alagadas e mobilizam resgate de moradores