Mais uma Copa do Mundo acontece e o hit Waka Waka, de Shakira, volta a ser lembrado. Inclusive, na abertura da competição deste ano, no domingo (20), trecho da canção foi reproduzido. O clipe, feito para a edição de 2010 na África do Sul, é o mais visto no YouTube entre todas trilhas sonoras oficiais que já existiram. Dois especialistas comentam motivos que podem explicar o sucesso da música, que completa 12 anos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com ritmo alegre, a música da cantora colombiana dá vontade de dançar instantaneamente. A letra é feita em inglês, com trechos em um idioma africano e espanhol. O refrão ganha várias adaptações para quem canta em português, mas o “waka waka ê ê” é o mesmo em todos.

Esse fato para o estudante de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Douglas Luiz Peres, 29 anos, é uma das características que pode explicar o sucesso da canção. Ele comenta que a melodia e a letra do refrão de Waka Waka são simples, o que facilita a pronúncia até para quem não tem os idiomas originais como nativos.

Para ele, a batida se assemelha com ritmos fortes no Brasil, como reggaeton e vaneira, o que favorece a fama no país.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Erasmo Carlos fez homenagem a Chorão em show de SC

Além disso, a “dancinha” de Shakira ,com as mãos e quadril, foi um sucesso entre o público da época e é lembrada ainda hoje — mesmo que, em 2010, o Tik Tok ainda não existisse.

A marca que o vídeo alcança no YouTube – de 3 bilhões de visualizações – é impressionante. Para se ter uma ideia, a única canção da Copa que chega minimamente perto tem 1,2 bilhão de reproduções e é La La La, da mesma cantora. Ela foi feita para a Copa do Brasil, em 2014. Outro exemplo é que no Brasil o vídeo mais visualizado, até este momento, é Bum Bum Tam Tam, de MC Fioti, com 1,7 bilhão de reproduções.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) começou a fazer músicas oficiais para a Copa do Mundo em 1962. Na época, a edição aconteceu no Chile, e a trilha escolhida foi El Rock del Mundial, da banda Los Ramblers. Desde então, foram ao menos 15 canções oficiais em diversas partes do mundo. No entanto, nenhuma “grudou” na cabeça do público como Waka Waka, de Shakira.

Copa do Mundo: confira o histórico da Seleção da Argentina

Para o professor de análise musical da Udesc Allan Medeiros Falqueiro, não é possível explicar uma relação direta entre o sucesso de uma música e os componentes sonoros. No entanto, ele afirma que “elementos históricos, culturais, musicais e pessoais se somam”.

Continua depois da publicidade

Falqueiro afirma que Shakira tem “papel fundamental” para a repercussão da canção, já que tem uma “carreira internacional sólida”. O professor também comenta que a história por trás do refrão da música fala bastante sobre África.

O trecho “Tsamina mina, eh, eh/Waka waka, eh, eh/Tsamina mina zangalewa” é originalmente parte da música Tsamina Mina, do grupo Zangalewa, de 1968, que é de Camarões, na África Central. O idioma é pidgin inglês, usado no país nativo da banda. O professor explica que a canção é antiguerra e tem um sentido de “chamado para a paz que ressoa na melodia e letra”.

Lula, Boninho e Vasco da Gama: amigos e famosos lamentam morte de Erasmo Carlos

Essa história da banda africana com Shakira chegou a render uma polêmica, que foi rapidamente cessada quando a cantora colombiana admitiu influência e inseriu os créditos necessários pelo refrão.

O fato é que vai ser bem difícil desbancar o lugar de Waka Waka como melhor música de Copa do Mundo.

Veja clipe de Waka Waka – Shakira