O clima ameno do outono convida para relaxantes passeios pelos vinhedos e piqueniques ao ar livre nas vinícolas da Serra Catarinense. E, claro, não podemos esquecer dos vinhos. A Serra Catarinense é conhecida por sua produção de vinhos de alta qualidade, que podem ser apreciados em degustações e harmonizações com pratos típicos da região.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos entender, juntos, as razões para conhecer as vinícolas da Serra Catarinense? Continue conosco para saber mais sobre o assunto.
Quais os benefícios de visitar as vinícolas da Serra Catarinense no outono?
O outono é a estação intermediária entre o verão e o inverno. Por esse motivo, essa estação é propícia para a produção de uvas, contribuindo para o desenvolvimento de vinhedos com cachos bem desenvolvidos.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, essa estação conta com temperaturas amenas, contribuindo para o desenvolvimento dos vinhos de altitude. Por conta dessa característica, as vinhas já estão em transição para a colheita. Além disso, as temperaturas desse período favorecem o desenvolvimento de paisagens coloridas nas folhas das árvores, desenvolvendo paisagens diferenciadas.
Vale destacar ainda que esse período é bastante favorável para visitar as vinícolas, pois ela é menos movimentada. Desse modo, você poderá aproveitar belas paisagens, conhecer o processo de transição de vinhas, tudo com mais tranquilidade.
Quais as características dos vinhos produzidos na Serra?
A região serrana de Santa Catarina se destaca pela produção de vinhos de altitude. Esse tipo de bebida é produzido por meio de uvas cultivadas em regiões com mais de 1.000 metros de altitude.
A região Sul do Brasil conta com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas anualmente. Essas questões, somadas, influenciam nas características da bebida.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar ainda que os vinhos de altitude apresentam uvas com lento processo de amadurecimento. Essa característica favorece o desenvolvimento de sabores complexos e deixa os aromas sofisticados.
Leia também
O que significa o Selo de Indicação Geográfica nos vinhos de altitude catarinenses?
Vinhos catarinenses premiados: entenda as características da produção vinícola de SC