Com intuito de levar a língua portuguesa e a cultura nacional para os brasileiros que moram no exterior, uma escola de ensino infantil, fundada em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, abrirá uma filial nos Estados Unidos. A unidade da Peixinho Feliz será instalada na Flórida, terceiro estado americano com a maior concentração de brasileiros, conforme estimativa publicada no documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
De acordo com a professora e fundadora da rede, Damir Forner, o intuito de abrir a unidade em solo americano surgiu a partir do contato de um empresário de Orlando interessado em atender a comunidade brasileira que vive no país.
Os destinos de SC mais procurados por turistas nas férias de julho
— Há um interesse crescente dos brasileiros que seus filhos aperfeiçoem o aprendizado da língua portuguesa e nossa a cultura. Nosso plano de expansão inclui a Flórida e outros estados americanos. Inclusive, a marca Peixinho Feliz já está registrada a nível federal nos Estados Unidos — destaca Damir.
Continua depois da publicidade
A educadora explica que as aulas serão focadas na língua portuguesa e que a equipe pode ser formada por professores que residem no exterior ou até mesmo que vivem no Brasil e que poderão fazer intercâmbio para lecionar.
O processo de formatação da escola está sendo concluído e, com isso, a meta é inaugurar a unidade da Flórida ainda no segundo semestre de 2024.
Veja fotos sobre a escola
Diferencial
Fundada em Chapecó em 2002, a escola possui uma metodologia exclusiva, fundamentada na formação integral da criança como um ser cognitivo, afetivo, psicossocial e cultural. A prática, segundo Damir, prioriza a organização, a atenção individualizada, as atividades lúdicas estruturadas e as experiências essenciais.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques, cita a professora, é a “alfabetização financeira”, na qual os pequenos aprendem desde cedo os conceitos de conquista, tomada de decisão, criatividade e recebem até “dinheiro real peixinho”. Além disso, recebem formação ambiental e alimentação consciente. Em 2019, o programa de ensino recebeu o Prêmio Quality, que reconhece trabalhos de empreendedores e empresas que tiveram destaque nacional pela qualidade e excelência no desempenho das funções.
— No nosso país ainda existe uma ideia de que a escola infantil é apenas um lugar para deixar a criança enquanto os pais trabalham. Nosso Programa Educacional concebe a escola como um ambiente transformador, pensando não apenas na formação acadêmica, mas também em um ensino humanizado – explica Damir.
Fundação e possibilidade de expansão
Antes de fazer especializações na educação e fundar a Peixinho Feliz, Damir foi professora em escolas públicas e privadas e, desde então, já defendia uma abordagem diferenciada do convencional para aplicar aos alunos.
Em 2002, abriu a primeira unidade da rede em Chapecó e passou a atuar fora das salas de aula, fazendo o acompanhamento do trabalho e, também, auxiliando na escolha e treinamento das equipes.
Continua depois da publicidade
Dez anos depois, a segunda escola foi aberta, em Lençóis Paulista (SP). Nos dois anos seguintes, foram inauguradas as unidades de Porto Velho (RO) e Lauro Freitas (BA). Agora, o objetivo é lançar outras três: mais uma em Chapecó, em Piracicaba (SP) e São Miguel do Oeste. Além disso, assim que a Peixinho Feliz consolidar-se no exterior, o objetivo é abrir outras unidades nos EUA.
Leia também
FOTOS: O encantador Jardim de Inverno criado para os amantes do frio em SC
Influenciadora de SC faz sucesso na internet com vídeos engraçados retratando o “catarinense raiz”