Ter lagartixas por perto pode parecer assustador para algumas pessoas, mas esses pequenos répteis são inofensivos e úteis no combate de pragas domésticas.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As lagartixas costumam andar pelas paredes das residências à procura de alimentos, podendo ser traças, aranhas, insetos e mosquitos. Esses animais não fazem mal aos seres humanos, não mordem e nem transmitem doenças.
Por que é bom ter lagartixa por perto na sua casa?
Muitas pessoas quando veem uma lagartixa andando pela parede ou teto das residências começam a ficar com medo. Caso esse também seja o seu caso, não se preocupe.
Continua depois da publicidade
Isso porque, ter lagartixa livremente nas paredes de sua casa é um bom sinal. Elas são uma grande aliada para o controle de pragas domésticas, já que o réptil se alimenta de aranhas, traças, baratas e mosquitos.
A presença desse réptil em sua casa vai, consequentemente, diminuir a necessidade de pesticidas, inseticidas e outros produtos para controle de pragas. Por isso, não é preciso temer ou querer se livrar da lagartixa.
Ela morde?
Apesar de ser um réptil predador, especialmente de insetos, a lagartixa não morde. Não tem veneno e não transmite doenças aos seres humanos.
Continua depois da publicidade
Quais são as características gerais da lagartixa?
Elas costumam ser encontradas em regiões com clima tropical, como o Brasil, principalmente nas estações mais quentes do ano (primavera e verão). Mesmo sendo comum no país, a Lagartixa-de-Parede ou Hemidactylus mabouia é uma espécie com origem na África e que foi introduzida no Brasil.
Esse réptil tem maior atividade noturna e é capaz de se desprender da própria cauda para evitar predação. A lagartixa não possui pálpebras e os olhos são hidratados com a língua.
A reprodução desses animais é de forma ovípara. As fêmeas depositam os ovos na terra, em locais úmidos nas casas ou mesmo em cascas de árvores.
Continua depois da publicidade
*Por Daniel Senna, Especial
Leia mais
Conheça o país que zerou o número de cachorros de rua
Dor dos gatos pode ser detectada através de aplicativo
Os 7 maiores abalos sísmicos e terremotos que já atingiram Santa Catarina