Se um cachorro golden retriever já é sinônimo de “fofura”, imagine reunir quase 500 cães da mesma raça e na mesma cidade? Se você imaginou, provável que tenha pensado em uma imagem capaz de trazer um pouco mais de bem-estar no seu dia. Então, saiba que essa cena, fruto da sua imaginação, já tornou-se realidade na Escócia onde cachorros da raça golden reúnem-se para uma “festa”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Isso porque, a cada cinco anos, tutores e donos dos cachorros dessa raça viajam para o local para fazer uma grande festa de aniversário de criação da raça golden retriever. Em julho de 2023, os tutores realizaram a maior até agora: foram 488 cães, juntos, em um maravilhoso gramado de Guisachan, na região conhecida como Terras Altas da Escócia.
Tutores de cachorros da Irlanda, Suíça, Canadá, Croácia, Estados Unidos, Austrália, República Theca e Baviera estiveram presentes na edição deste ano. A escolha da local, além de ser em alusão ao criador da raça, possui o benefício de não exigir quarentena dos animais ou dos donos. Dessa forma, pessoas e “goldens” de todo o mundo podem participar.
Continua depois da publicidade
Escócia é o primeiro “lar” da raça golden retriever
De acordo com uma reportagem do The New York Times, o local foi escolhido em homenagem a Lord Tweedmouth, criador da raça que viveu na Guisachan House. Os goldens surgiram em 1868, quando o lorde decidiu cruzar dois cães de raças diferentes, sendo um retriever de pêlo ondulado com um “tweed water spaniel”. Esta última raça está até extinta desde o século XIX.
Como resultado desse cruzamento, nasceu a primeira ninhada de golden retriever do mundo. O objetivo do lorde era criar um cachorro para caça, com uma cabeça elegante e um olhar encantador. Podemos dizer que a missão foi cumprida. Porém, talvez o inventor não esperava que uma obsessão por briquedos, bolas, meias e outros itens viessem junto.
Leia também
7 curiosidades sobre o golden retriever como animal de estimação
Continua depois da publicidade