Após o anúncio da Ambev no aumento do preço das cervejas nesta quarta-feira (29) a dúvida sobre o motivo do valor maior no produto pairou sobre os consumidores e também sobre os vendedores da bebida alcoólica.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Para os donos de restaurantes de São Paulo, por exemplo, o aumento será de 5% a 6% em cervejas e chope. A distribuidora informou que o aumentou será de até 10%.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) confirmou o aumento de preços e afirmou que o reajuste deve vir alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, em torno de 10%.
Apesar de haver inflação no valor da cerveja, o quantitativo não supera outros preços como os de gasolina e alimentos.
Continua depois da publicidade
Aumento no preço da cerveja
Conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, a cerveja para consumo em casa teve aumento nos preços de 0,29% em agosto, 3,49% no ano e 7,62% no acumulado em 12 meses.
Já a cerveja para consumo fora de casa, ou seja, em restaurantes e bares, sofreu elevação de 0,05% no mês, de 3,14% no ano e de 5,94% no acumulado em 12 meses.
Quais são as cervejas da Ambev
A Ambev é dona das marcas cerveja como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois. Além dos produtos alcoólicos a empresa também é responsável por outras marcas de bebidas que não contém álcool.
> SC tem 14 cervejas entre as melhores do mundo em 2021; veja a lista
Por que o preço da cerveja vai aumentar
De acordo com o comunicado divulgado pela Ambev, o preço da cerveja vai aumentar devido à inflação nacional. Segundo a nota, o valor leva em consideração algumas das chamadas linhas gerais de preço.
Continua depois da publicidade
A variação da inflação, a variação de custos, o câmbio e a carga tributária são os quatro principais pontos que fazem com que o preço da cerveja tenha aumento.
O documento diz, ainda, que “os reajustes podem variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos”.

Quando o preço da cerveja vai aumentar
De acordo com as informações da Ambev, o aumento no preço das cervejas deve ocorrer entre o dia 1º (sexta-feira) e 2 (sábado) de outubro de 2021.
> Relembre: paciente toma cerveja em hospital ao ganhar alta de UTI-Covid em Blumenau
Efeitos do álcool no organismo
Vale lembrar que o consumo de bebida alcoólica pode levar à dependência e em alguns casos até à morte.
Continua depois da publicidade
Além da vulnerabilidade, de acordo com especialistas também é possível que haja uma diminuição das atividades imunológicas do organismo. São elas que fazem a formação dos anticorpos protetores.
No entanto, é importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas podem causar outros inúmeros problemas no organismo, por isso, beba com moderação.
Você pode querer assistir
Leia também
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados
Gripe, Covid ou rinite? Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias
Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas