O parque Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro, em Joinville, deve ficar pronto ainda em agosto deste ano. Apesar do local já ter espaços construídos como calçadas, ciclovia e de convivência, o projeto não deve contar com iluminação pública neste momento. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Isso porque, de acordo com a prefeitura de Joinville, as luzes não estão previstas na primeira etapa do projeto de construção. O município deve lançar o edital para instalação da iluminação pública ainda neste mês, com abertura de propostas de empresas no dia 21. 

A empresa vencedora terá, no máximo, R$ 11,8 milhões para executar a etapa de iluminação no parque. 

Ainda segundo a prefeitura, antes da inauguração, há outras etapas do projeto para serem executadas, como a instalação dos equipamentos de mobiliário urbano e um setor educativo para destacar o sítio arqueológico de sambaqui que pertence ao local. 

Continua depois da publicidade

A proposta de um parque linear no entorno do sambaqui Guaíra foi licitada em 2020, com escolha de empresa vencedora. No entanto, houve a rescisão do contrato em 2022, a pedido da empresa. Conforme a prefeitura, a alegação foi de que o local não apresentava condições para o início dos trabalhos, com necessidade de intervenções (corte de vegetação, drenagem etc.) 

As obras, orçadas em R$ 1,1 milhão, foram retomadas em novembro de 2022, com uma nova empresa responsável pela execução do projeto. A previsão inicial era de que essa primeira etapa do parque estivesse pronta em julho deste ano.

Leia também

Cinema de Joinville terá sessão especial de Barbie para autistas

FOTOS: Maior edição de festival de teatro de bonecos estreia com desfile em Joinville

Adolescente contrata motorista de app e leva droga embrulhada em papel de presente em SC