As apresentações de saraus brasileiros marcadas para segunda-feira e quinta-feira no Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul, foram canceladas. A organização do projeto emitiu o comunicado por meio de nota na manhã de ontem.

Continua depois da publicidade

O trabalho seria realizado em segunda edição pela organização do Projeto Acústico no Museu, viabilizado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Prefeitura de Joinville. Mas acabou sendo cancelado porque, segundo a responsável Marisa Toledo, o piano acústico do museu está “sem condições de uso por falta de boa mecânica e afinação em lá 440Hz.”

Marisa disse que em maio acordou com a coordenação do museu a realização do projeto e que um termo de anuência teria confirmado a condição de receber o sarau. Ela esteve em Jaraguá na última quinta-feira, acompanhando uma colega por conta de uma exposição no museu. Nesta visita, Marisa pediu para ver o piano e descobriu que o instrumento estava com “o mecanismo interno das teclas quebrado”.

O coordenador do museu, Ademir Pfiffer, disse que o erro foi de Marisa, que avaliou o estado do piano poucos dias antes da apresentação. Uma opção seria emprestar um instrumento da Sociedade Cultura Artística (Scar). Mas, segundo Ademir, a Fundação Cultural está sem verba para pagar R$ 300 pelo transporte.

Continua depois da publicidade

– Espero que essa seja uma lição para ela (Marisa) – destacou.

O piano é considerada uma peça decorativa, pois está bastante danificado. Sua idade seria de quase cem anos. O instrumento ficou dez anos sem reforma, e recentemente passou por uma pequena revisão, que custou R$ 300.