Entre os carros mais vendidos de SC ao longo deste ano, um dos destaques são as chamadas SUVs. A sigla significa Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo, em livre tradução. Na prática, são carros mais robustos, com interior espaçoso, posição de direção em geral mais alta e com bom desempenho tanto no asfalto quanto em áreas rurais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
No grupo de 10 automóveis zero quilômetro mais vendidos no Estado de janeiro a julho, sete são SUVs. O dado não considera comerciais leves, como a picape Strada, mais vendida deste segmento no Estado e no país.
O crescimento é um fenômeno relativamente recente. Para se ter uma ideia, entre os automóveis e comerciais leves mais vendidos, apenas dois eram SUVs — Jeep Compass, em 7º lugar, e o T-Cross, em 10º.
No ano seguinte, o número subiu para quatro de 10, com a companhia da Tracker e do Renegade. Em 2022 e nestes sete meses de 2023, o número de SUVs é de 6 entre o top 10 de vendas.
Continua depois da publicidade
O diretor-executivo da Fenabrave-SC, entidade que representa as concessionárias de veículos, André Andreazza, afirma que a preferência do mercado por veículos SUV é uma tendência não só em Santa Catarina, mas também no Brasil e no mundo. Apesar disso, os números de SC superam os dados do país, onde quatro dos 10 carros mais vendidos são utilitários esportivos.
Segundo ele, diferenciais como o fato de carros deste segmento rodarem com mais capacidade em terrenos irregulares, no caso dos modelos 4×4, e grande espaço no porta-malas pesam na decisão de compra dos consumidores. Além disso, o conforto e a sensação de segurança dos veículos, por oferecerem uma altura maior no trânsito, também são considerados destacados pelos clientes.
— Uma explicação para o fato de os números de vendas de SUVs em Santa Catarina serem ainda maiores pode ser o poder aquisitivo do catarinense, que é maior do que a média nacional — avalia.
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores em Santa Catarina (Assovesc), Neto Mafra, também afirma que o poder aquisitivo maior dos catarinenses é responsável pela participação maior das SUVs no ranking de modelos mais vendidos. Ele afirma que os utilitários esportivos são de certa forma uma novidade do mercado, e que portanto têm um valor agregado maior, o que favorece as compras em estados onde a população tem maior renda.
— Nesse ponto, acho que a força do desenvolvimento econômico estadual é a principal explicação — aponta.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, as montadoras captaram esta tendência no Brasil e passaram a oferecer mais opções de modelos, com mais espaço, segurança e inspiradas em SUVs do mercado norte-americano. Neto Mafra conta ainda que a tendência também é vista no mercado de seminovos e usados, que atualmente responde por volume até sete vezes maior do que o de zero quilômetro.
Veja modelos de SUVs mais vendidos em SC em 2023
Fonte: Fenabrave-SC
Leia também
Lista dos carros mais vendidos em SC tem domínio de SUVs e novo queridinho; veja top 10
FOTOS: Saiba quais foram os carros com desconto mais vendidos em Santa Catarina
Arteris retoma obras no Contorno Viário da Grande Florianópolis; novo cronograma será divulgado