Já imaginou pagar US$ 700 milhões por qualquer coisa? É tanto dinheiro que fica difícil até imaginar. Pois é esse o preço de mercado estimado do SoundCloud – valor que o Twitter terá de desembolsar caso queira comprar o site de música dos seus dois criadores – intenção noticiada nesta segunda-feira pelo site re/code, que ouviu fontes próximas às duas empresas.

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Mas o que o SoundCloud tem de tão especial para valer tanta grana? O mais importante é o público que usa o serviço: são mais de 250 milhões de usuários mensais do site (o número é de outubro do ano passado, divulgado pelo CEO Alexander Llung em um evento de tecnologia). É o mesmo número de usuários do Twitter. Ljung, um dos cofundadores do SoundCloud, já havia declarado que sua intenção é ser “o YouTube de áudio”.

Outro ponto de atenção: muitos usuários compartilham música no Twitter. Tanto que, no ano passado, a empresa lançou seu próprio aplicativo, chamado Twitter Music. Mas o serviço nunca deslanchou, e a ferramenta foi “descontinuada” (morta) em março. A convergência dos dois serviços seria interessante para o Twitter, caso a compra do SoundCloud se concretize.

Felipe Zancanaro, guitarrista da banda gaúcha Apanhador Só, considera o SoundCloud “um bom player, que funciona, é prático, fácil, intuitivo”. A banda – que tem 3 mil seguidores – compartilha todos os seus discos no site, de graça. A faixa mais escutada, Mordido, do disco Antes que Tu Conte Outra, tem mais de 30 mil execuções, por exemplo.

– As pessoas estão ali, tu vai chegar nelas por ali. O que faz uma rede dessas é ter muitos artistas. Tem sempre o link que as pessoas lançam. Tem um player bacana para embedar. Dá para fazer download direto dali. É interessante nesse sentido – avalia Zancanaro.

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Uma base de usuários maior siginificaria maior renda por meio de publicidade para o Twitter, o que vem sendo um desafio para a rede social de microbloggin. As duas empresas já tiveram um atrito no passado, aliás. Foi quando o Twitter tentou uma parceria com o SoundCloud ao lançar o Twitter Music, mas foi repreendido pelas gravadoras, que alegaram que o SoundCloud não tinha licença de nenhuma música. Caso o negócio realmente se concretize, ambos os sites vão ter de regularizar a situação.

Atualmente, o SoundCloud é o serviço de música mais compartilhado no Twitter. Nenhuma das duas empresas se pronunciou oficialmente sobre a possível transação.