A seleção do Chile, bicampeã da Copa América, não vai jogar a Copa do Mundo de 2026. O país não tem mais chances de alcançar o mundial depois que perdeu para a Bolívia nas Eliminatórias, na última semana. Apesar de não participar da próxima edição, os chilenos costumam ter “pesadelos” com o Brasil na competição.
Continua depois da publicidade
Entenda os duelos Brasil x Chile nas Copas do Mundo
Na história, a seleção do Chile acumula nove participações em Copas do Mundo, sendo a melhor em 1962, quando ficou em terceiro lugar na competição disputada no próprio país. Apesar de garantir presença no mata-mata por três vezes nas últimas sete edições, o Chile não passou das oitavas de final. Em todas, foi eliminado para o Brasil.
Na Copa de 1998, disputada na França, o Chile avançou para as oitavas depois de garantir o segundo lugar do grupo B. Na fase eliminatória, pegou o Brasil, que viria a ser vice-campeão daquela edição, e perdeu por 4 a 1.
Doze anos depois, na Copa de 2010, na África do Sul, o Chile voltou a disputar o torneio mundial e avançou na segunda posição do grupo H. Novamente, enfrentou o Brasil e perdeu por 3 a 0.
No ano seguinte, na Copa de 2014, disputada no Brasil, avançou como segundo colocado do grupo B. Nas oitavas, voltou a pegar a Seleção Brasileira. Com o empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, levou a partida para os pênaltis, mas foi eliminado pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
Desde então, o Chile não voltou a disputar uma Copa do Mundo. Não classificados em 2018, 2022 e 2026, os chilenos só poderão voltar a ver a “La Roja” no mundial em 2030.
Em setembro, as duas seleções voltam a se enfrentar, nas Eliminatórias, em situações distintas: o Chile já eliminado e o Brasil já classificado.
Leia também
O ex-jogador de seleção que foi vendido após “realizar sonho” com modelo da Playboy






