Tanto o Quero-Quero quanto o Bem-te-vi são aves comuns na fauna brasileira e o som que elas emitem é conhecido em qualquer lugar do país. O canto do bem-te-vi, por exemplo, veio a se tornar até um meme famoso uns anos atrás na internet, de tão recorrente que é em nossas vidas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o porquê dessas aves terem essas “frases” como onomatopeia e como isso formou o nome. Portanto, vamos mostras as principais características do Quero-quero e do Bem-te-vi e de onde vem a relação entre nome e o som que eles emitem.
Continua depois da publicidade
Características de Bem-te-Vi
De acordo com o site Wikiaves, o Bem-te-vi (Pitangus sulphuris) é uma ave passeiriforme de médio porte. Tendo entre 20 e 25 centímetros de tamanho e cerca de 52 g a 60 g. Em termos físicos, o passarinho tem dorso pardo e barriga amarelo vivo, uma listra branca em cima da cabeça, cauda preta e bico preto.
Segundo a Secretaria do Meio-Ambiente e do Verde da Prefeitura de São Paulo, o habitat do Bem-te-vi é na maioria das vezes são áreas abertas e úmidas, mas também pode ser visto em praias, jardins, florestas e eucaliptais. A alimentação é diversa, desde insetos, cobras, rãs, aranhas e até frutas.
Continua depois da publicidade
De onde vem o som “bem-te-vi”?
De acordo com o Wikiaves, o nome do Bem-te-vi é onomatopeico. Desse modo, o nome popular vem do canto e do som trissilábico. Por isso, o nome que a gente ouve quando o animal faz o som, foi dado em correlação ao nome. Tanto que o site aponta que em inglês o nome da ave é Kiskidee, que também é semelhante ao som emitido.
Característica do Quero-Quero
Conforme o Wikiaves, o Quero-Quero (Vanellus chilensis) é uma ave Charadriforme que medem cerca de 37 cm de comprimento e pesam 277 gramas de peso. Fisicamente, ele possui um esporão pontudo de 1 cm na asa, tem uma faixa preta do pescoço até o peito, o penacho na cabeça, peito preto e branco e a íris e as plumas são avermelhadas.
Segundo o Zoológico de Brasília, a alimentação do Quero-Quero é composta por molusco e inseto. Além disso, a reprodução ocorre geralmente na primavera, e a fêmea coloca três ou quatro ovos por vez.
Continua depois da publicidade
De onde vem o som “quero-quero”?
Assim como o que acontece no caso do Bem-te-vi, o nome do quero-quero remete ao som. De acordo com o Wikiaves, o som desse pássaro é tero-tero e ele faz o som tanto de dia quanto a noite. Por isso, vem o nome onomatopeico do Quero-Quero.