Pelo menos dez igrejas de Joinville tocarão os sinos por 200 vezes nesta sexta-feira (3). O ato simbólico, que deve durar cerca de quatro minutos, começa às 18h e é em celebração aos 200 anos da chegada das primeiras famílias luteranas em Nova Friburgo (RJ), no dia 3 de maio de 1824.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

As igrejas que confirmaram o badalar dos sinos são a Igreja da Paz (Centro), Estrada da Ilha, São Mateus (Santo António), Cristo Redentor (Glória), Rio Bonito, Estrada do Oeste, São Marcos (São Marcos), Pirabeiraba, Cristo Bom Pastor (Anita Garibaldi) e Martin Luther (km 11), além da de Garuva.

Veja fotos das igrejas que vão tocar o sino em Joinville

Conforme a crença luterana, os sinos badalam para expressar solidariedade na dor, mas também convidam para o louvor e a gratidão. A ação desta sexta-feira tem como objetivo lembrar daqueles que, na morte, não foram acolhidos pelo badalar dos sinos, além da presença das comunidades luteranas ao longo dos dois séculos.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Pedaços do cometa Halley são vistos durante chuva de meteoros em céu de SC

O primeiro ofício realizado pela então recém-criada comunidade luterana em Nova Friburgo foi o sepultamento do filho do pastor Friederich Sauerbronn, nascido em 17 de novembro de 1823, ainda no navio que fez a travessia entre a Europa e o Brasil. A mãe da criança morreu logo após o parto. O bebê também não resistiu e veio a óbito seis meses depois. Os sinos não puderam ser tocados para nenhum dos dois.

Em Joinville, onde os luteranos ajudaram a construir instituições como o Hospital Dona Helena, a Deutsche Schule (Colégio Bom Jesus) e o Ancionato Bethesda, vivem cerca de 25 mil seguidores dessa crença.

Leia também

Aluna e professora ficam feridas após teto de escola cair durante aula em SC

Como ficou a praia de Joinville após obras na orla, pavimentação e energia elétrica

Celesc abre concurso para vagas com salário de até R$ 11,2 mil; veja como se candidatar