Se as datas comemorativas do calendário são oportunidades importantes para as marcas conversarem com os consumidores, imagina a Copa do Mundo. Em 2018, a edição na Rússia atraiu 3,572 bilhões de espectadores segundo a FIFA, ou seja, quase metade da população mundial naquele ano, em 7,6 bilhões. Além disso, a partida final da competição foi assistida ao vivo por 1,12 bilhão de pessoas ao redor do globo.
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Agora, no País do Futebol, a torcida pelo hexa começa muito antes da Copa do Mundo no Catar, que estreia em 21 de novembro de 2022. Por aqui, além de agitar a paixão pelo esporte, o torneio ainda promete aquecer o mundo das marcas.
O impacto da Copa do Mundo nas vendas
Além da expectativa do hexa, o mercado brasileiro espera celebrar o aumento na procura por produtos e serviços relacionados à Copa do Mundo.
Por exemplo, um terço do público entrevistado na “Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI” pretende comprar um novo televisor para assistir melhor aos jogos. Um quinto ainda afirma que deseja aumentar a velocidade da internet.
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Nesse sentido, dados do Google mostram que houve um aumento da procura em diversos itens na Copa do Mundo de 2018. Painéis para TV tiveram um crescimento de 5,7 vezes; sofás de 4,4 vezes; e televisores de 3,4 vezes. Um fenômeno semelhante deve ser visto agora em 2022.
O consumo também estará aquecido durante a transmissão dos jogos. A Globo informa que 54% do público deve comprar algum alimento para consumir, 32% pretende comprar bebida alcóolica e 30% vai pedir delivery no decorrer das partidas.
Isso sem falar no próprio mercado esportivo, na compra de camisetas, objetos decorativos e outros itens ligados ao futebol e às cores do Brasil.
Oportunidade para marcas na Copa do Mundo 2022
Para se ter ideia da expectativa para a Copa do Mundo 2022, nove em cada dez brasileiros pretendem acompanhar o evento, segundo a pesquisa ‘O potencial da Copa do Mundo 2022”, divulgada pela Globo.
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A maior parte do público no Brasil, inclusive, está ligada em notícias sobre o tema. E quanto maior o poder aquisitivo, maior o interesse: 78% dos indivíduos na classe A e 73% na classe B vêm acompanhando o aquecimento para a Copa, frente aos 61% da média geral no País.
O brasileiro já sabe até onde vai assistir aos jogos. Oito em cada dez pessoas verão as partidas na TV aberta — sendo a Globo e suas afiliadas, como a NSC TV, as únicas emissoras que televisionam o evento.
Isso representa uma excelente oportunidade para as marcas aumentarem a visibilidade da comunicação antes e durante a Copa do Mundo no Catar. Por sinal, uma pesquisa da Meta revela que 48% dos brasileiros estão ansiosos para ver as campanhas preparadas para o Mundial.
Ou seja, este é o momento ideal para planejar as ações e buscar oportunidades para estar no maior evento midiático do planeta.
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De acordo com a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI:
- 75% dos consumidores consideram que as marcas anunciantes na Copa possuem credibilidade;
- 70% valorizam marcas que incentivam uma prática tão importante quanto a do esporte;
- 56% passam a admirar marcas que se associam a grandes eventos esportivos;
- 55% passam a considerar essas marcas nas próximas compras;
- 52% mudaram para melhor a imagem de marcas associadas à Copa do Mundo;
- 46% afirmam que aumenta a fidelidade às marcas que se associam ao evento.
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