O pedido de suspensão imediata das operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (30) ocorre após denúncias de influência da corporação sobre o transporte público de eleitores no Nordeste. Ainda não há confirmação oficial de intervenções em outras regiões do país. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a PRF estaria dificultando o transporte dos eleitores em algumas cidades do Nordeste bloqueando rodovias, fazendo blitze e parando ônibus com eleitores. Mais de 560 ações contra esse transporte teriam ocorrido, conforme informações da GloboNews.

Muitos cidadãos desistiram de exercer o direito do voto após dificuldades para chegar ao local de votação.

De acordo com Alexandre Moraes, o diretor do órgão, Silvinei Vasques, caso não cumpra a ordem, receberá multa pessoal e horária de R$ 100 mil e sofrerá afastamento das funções, além de sofrer prisão em flagrante por crime eleitoral. Vasques se encontrou com Alexandre de Moraes por volta das 14h deste domingo, e afirmou que vai suspender as operações.

Continua depois da publicidade

Diretor-geral da PRF, personagem polêmico deste domingo de eleição, fez carreira em SC

Durante o sábado (29), o TSE havia determinado que a PRF não fizesse operações no transporte público para não atrapalhar a votação. O magistrado também suspendeu qualquer operação da Polícia Federal ao longo do segundo turno. A medida ocorre após denúncias de uso político das duas corporações.

Imagens que mostram agentes da PRF impedindo o trânsito de eleitores repercutiram e o termo “deixem o Nordeste votar” ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a situação em diversas cidades nordestinas. 

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Moraes nega ação de Bolsonaro sobre rádios e determina investigação

PRF apreende R$ 2,5 milhões no Pará e suspeita de uso eleitoral

Alexandre de Moraes determina que diretor da PRF suspenda operações em ônibus