No dia 3 de dezembro de 2010, um vereador de Palhoça (hoje candidato) garantia ao vivo na CBN Diário que “ninguém vai construir penitenciária em nossa cidade. Pode escrever aí”. Ele é autor de uma lei municipal que proíbe construções semelhantes (complexos penitenciários) naquele município.

Continua depois da publicidade

E não é que ele tinha razão? Até hoje a polêmica continua e nada avançou. Na época, fiquei imaginando o que aconteceria se em todos as cidades fossem aprovadas leis no mesmo sentido. E concluí afirmando achar um tremendo absurdo, num país continental como o Brasil, discutirmos “falta de espaço” para a construção de penitenciárias. E o pensamento continua atual e vivo, pois até parece que um complexo de segurança deva “obrigatoriamente” ser construído próximo a centros urbanos, não é mesmo?

PENITENCIÁRIAS X ESCOLAS

Na época, recebi do leitor Harlem Guerra Nery uma mensagem em que ele defendia, como única alternativa para acabar com essas discussões sobre espaços para penitenciárias, a construção de mais escolas e investimentos em educação. E ia além: “Qual foi o acréscimo no número de professores nos últimos anos no Estado? Qual é o salário médio dos trabalhadores na área?”, entre outras indagações que colocavam e continuam colocando frente a frente, a filosofia das políticas públicas de segurança e de educação em nosso país.

Aliás, Darcy Ribeiro já dizia em 1982: "Se os governadores não construírem mais escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios!".

Continua depois da publicidade

Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​