A Netflix está presente em mais de 190 países mundo afora. Entretanto, o catálogo da plataforma de streaming varia e é por isso que a Netflix é diferente de um país para outro. Dessa forma, supondo que você vá viajar para fora do Brasil, a seleção de filmes, séries e documentários que aparecerão em seu aplicativo não serão os mesmos de quando você está em sua casa.
Continua depois da publicidade
Mas por que isso acontece? O que define essa escolha? Continue a leitura para entender por que a Netflix é diferente de um país para outro.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Por que a Netflix tem catálogos diferentes?
A Netflix afirma que “há muitas razões pelas quais uma série de TV ou filme pode estar disponível em um país ou região e não em outro”. O primeiro impeditivo, contudo, são as diferentes negociações e contratos que precisam ser feitos para que uma produção possa chegar em um determinado país. Isso porque a Netflix não é dona dos conteúdos que oferta, incluindo os originais.
Continua depois da publicidade
“Isso acontece porque, quando eles [os prudutos] foram criados, a Netflix estava disponível apenas em alguns países [pré-expansão]. Por esse motivo, não obtivemos os direitos de licenciamento para todas as regiões do mundo”, explica a plataforma de streaming. Além disso, os conteúdos são pensados regionalmente. Assim, o serviço é adaptado por país.
Isso porque séries e filmes populares aqui no Brasil, por exemplo, podem não ter o mesmo alcance na Índia. Desta forma, a popularidade destes conteúdos influenciam na hora da escolha.
Outra questão determinante é o direito regional de um estúdio ou distribuidor sob o conteúdo produzido. Um contrato regional pode sair primeiro em um determinado local e, por conta disso, pode não ser exibido em outro, ou então ser disponibilizado apenas muito tempo depois. Já alguns títulos podem apenas não estar disponíveis para venda em certas regiões.
Continua depois da publicidade
Assim, o que não pode ser comprado, não pode ser ofertado.
As 10 séries mais assistidas da história da Netflix
O uso de VPNs e as polêmicas envolvidas
Por conta da ausência de determinados conteúdos em alguns países, muitas pessoas tentam utilizar um VPN (em português, Rede Privada Virtual) para acessar a Netflix por meio de um IP estrangeiro para ter acesso a estes conteúdos. O uso, entretanto, é irregular, visto que fere contratos locais, e por conta destas questões, a Netflix o proibiu.
Assim, quando um usuário tenta acessar algum conteúdo via VPN, o “erro m7111-1331-5059” aparece, junto de uma mensagem que diz “parece que você está usando um desbloqueador ou proxy”.
É possível ver Netflix em todos os países do mundo?
A resposta é não. Isso porque alguns países como a China, a Coreia do Norte e a Síria não permitem que o serviço seja utilizado por suas populações.
Continua depois da publicidade
Já a Rússia teve o serviço suspenso por conta da guerra no Leste Europeu. A população russa não consegue assistir aos conteúdos da Netflix no local deste março de 2022.