Sem vencer na Série A do Brasileiro após dois jogos, o Avaí volta a campo no domingo ciente do que precisa fazer para não aumentar a seca no seu retorno à elite nacional. Às 19h, o Leão encara o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, onde o jejum é de 14 anos. Somado a isso, há a necessidade de triunfar frente a um concorrente direto para não ficar na parte inferior da tabela de classificação neste começo de competição depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG e o empate por 1 a 1 diante do Grêmio.
Continua depois da publicidade
Em Salvador, o Avaí tem apenas uma vitória na história dos confrontos. Em 19 de julho de 2005, o Leão fez 3 a 0 sobre o Bahia, na Fonte Nova, pela 14ª rodada da Série B. Os gols foram marcados no primeiro tempo com Fábio Oliveira, duas vezes, e Fabinho. O treinador era Márcio Araújo.
Na capital baiana, o retrospecto é de cinco derrotas e dois empates. Em Campeonato Brasileiro são 18 jogos, sendo 13 pela Segunda Divisão e cinco pela Série A. Outros três amistosos completam as estatísticas entre os times.
Para encerrar a sequência ruim jogando contra o Bahia, o técnico Geninho usa o mistério como arma principal. O treinador segue sem o meia Douglas, que continua em recuperação de lesão. Já as presenças de Igor Fernandes e Daniel Amorim são dúvidas. A dupla ainda não estrou na Série A.
Outra possibilidade do comandante é manter o esquema com três zagueiros, assim como foi contra o Grêmio. Caso isso ocorra, Eduardo Kunde forma a trinca defensiva com Betão e Marquinhos Silva. Se for no 4-3-3, quem joga é Mosquera.
Continua depois da publicidade
– O Geninho está estudando isso, bastante. O Bahia vem muito bem na temporada e tem um ataque forte. O treinador trabalhou em grandes equipes. Independente de manter os três zagueiros, temos que seguir marcando forte. E na Fonte Nova também temos que pensar em jogar, não ficando somente na defesa. Vamos respeitar, mas quando tiver com a bola vamos atacar, encaixar uma transição rápida e ir em busca da vitória que nos dará mais tranquilidade para o decorrer da temporada – falou o zagueiro Marquinhos Silva.
A partida contra o Bahia marca o reencontro do Avaí com o goleiro Douglas Friedrich. Em 2017, ele era o titular na meta azurra na então última participação do time na Série A. Além dele, o Tricolor também conta com o lateral-direito Nino Paraíba, que defendeu o Leão na temporada 2015. A dupla deve estar em campo no confronto de domingo.
FICHA TÉCNICA – BAHIA X AVAÍ
BAHIA
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Elton, Gregore e Ramires; Arthur Caíke, Artur e Fernandão. Técnico: Roger Machado.
AVAÍ
Vladimir; Alex Silva, Betão, Marquinhos Silva e Paulinho; Mosquera (Eduardo Kunde), Pedro Castro Matheus Barbosa (Gegê); João Paulo, Bizuela e Getúlio. Técnico: Geninho.
Continua depois da publicidade
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS). Marcelo de Lima Henrique (VAR).
DATA E HORÁRIO: domingo, às 19h.
LOCAL: Arena Fonte Nova, em Salvador.