Pequenas atitudes que podem transformar seu dia. Nesta terça (27), a estudante Eliz Amorim, de 24 anos, foi surpreendida durante sua viagem na Linha 11-Coral, em São Paulo, por um bilhete misterioso enquanto estava distraída enviando mensagens pelo celular para o namorado. Ela ficou assustada com a notícia que o papel trazia e publicou a situação em seu perfil. O depoimento já soma mais de 16 mil compartilhamentos até às 16 horas desta quarta (28).

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao GaúchaZH, Eliz conta que estava fazendo o mesmo trajeto que realiza diariamente e que foi surpreendida com os olhares de um homem suspeito, que “estava com a visão fixa, fora do comum e que não disfarçava”. Ela decidiu ficar fora da visão do elemento e mudou de vagão assim que o trem fez a parada.

— Eu sentia que se não tomasse cuidado, ele iria se aproximar talvez no mesmo vagão ou no outro se não reparasse na presença dele.

Assustada com a situação, ela decidiu publicar o bilhete para mostrar a “rara e linda atitude”. Em relação à repercussão do bilhete, está lidando com dois lados: a maioria das pessoas tem sido positiva e com muita empatia, mas existem outras críticas bem negativas, “dizendo que se o rapaz fosse bonito isso não aconteceria isso”. 

A jovem conta que, por ser mulher trans, é muito comum vários homens a “verem como objeto de fetiche e liberdade sexual”:

Continua depois da publicidade

— É algo que me entristece, já tentaram encostar em mim duas vezes no ano passado – em umas delas levei um choque, mas consegui reagir de maneira grosseira, até que o rapaz saiu do vagão pela vergonha que passou, e a outra consegui me afastar.

Eliz indica que as mulheres se unam e, sempre que possível, deem toques para a segurança das demais. 

— Eu gostaria de agradecer e parabenizar pela atitude, pois é um exemplo a ser tomado para a segurança de todas as mulheres, sendo Cis ou trans, independentemente de como seja.

 Eliz afirmou que ainda não fez boletim de ocorrência.