Há pouco mais de um ano, a dona de casa Débora Vanessa Jacques, de 28 anos, começou a sentir que sua rotina não seria mais a mesma e que começaria a enfrentar batalhas incansáveis pela vida. Primeiro, descobriu um câncer de mama. Um susto e tanto para uma jovem mãe de um menino de quatro anos.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

Imediatamente, começou o tratamento e venceu esta etapa com determinação. Mais tarde, percebeu que uma metástase, uma disseminação do câncer para outros órgãos, havia tomado conta do organismo. Então, Débora começou um tratamento ainda mais vigoroso.

Continua depois da publicidade

Agora, a mulher está disposta a ir aonde for preciso para vencer novamente a doença. O primeiro lugar foi visitado nesta quinta-feira pela manhã: a Defensoria Pública de Joinville. É que um dos medicamentos importantíssimos para o tratamento, o Nevelbine, estava em falta no Hospital São José, em Joinville.

Ela faz sessões quinzenais de quimioterapia e, no dia 23 de outubro, foi a última com o medicamento. Praticamente 40 dias depois e sem duas aplicações, ela começou a entrar em desespero e recebeu a orientação de que, entrando com uma ação na Justiça, poderia garantir a aplicação.

Débora foi a primeira a ser atendida na defensoria, mas só conseguiu agendar uma entrevista completa para janeiro do ano que vem. Enquanto ela voltava desanimada para casa, ainda na manhã desta quinta, o medicamento que estava em falta chegou à farmácia do Hospital São José. Segundo a unidade, o medicamento havia sido comprado ainda no dia 20 de outubro, mas só chegou agora.

Continua depois da publicidade

Segundo o hospital, o problema não interrompeu o tratamento de nenhum paciente e todas as aplicações serão retomadas normalmente. Débora será uma das pacientes desta sexta-feira a tomar o medicamento. Entre o alívio da volta ao tratamento e a dor de enfrentar uma doença tão devastadora, ela tem uma certeza: não vai parar de lutar pela própria vida.