O vereador de Xanxerê Evandro Saibro (MDB) foi transferido para um hospital particular em Florianópolis após não conseguir vaga para internação imediata no município do Oeste do Estado. Saibro, que está com a Covid-19, procurou atendimento de emergência no Hospital Regional de São Paulo (HRSP) na noite de sábado (20) e foi informado de que entraria na fila do sistema estadual de leitos. Segundo dados da unidade hospitalar, sete pessoas aguardavam por vagas para a terapia intensiva do HRSP.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com dados do hospital sobre a ocupação no sábado, todos os 20 leitos da UTI Covid estavam ocupados. O mesmo foi registrado na enfermaria exclusiva para o tratamento da doença, com capacidade para atendimento de oito pacientes.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A família de Saibro procurou atendimento médico após o estado de saúde do vereador se agravar rapidamente. Ele foi diagnosticado há cerca de dez dias e, após atendimento médico, estava se recuperando em casa.

— Ele já havia positivado há uns 10 dias pelo menos e aí evoluiu para um quadro respiratório mais grave. Tentamos uma vaga em Xanxerê, não conseguimos. Tentamos em São Paulo, também não conseguimos e aí conseguimos uma aqui em Florianópolis. […] Ele foi internado na UTI assim que chegou — conta o vice-prefeito da cidade e primo de Saibro, Adenilso Biasus.

Continua depois da publicidade

> Noiva com câncer realiza sonho e casa dez dias antes de morrer

O vice-prefeito acompanha o primo em Florianópolis. Segundo ele, um boletim médico será divulgado ainda neste domingo (21) para informar sobre o quadro de saúde de Saibro. Ao chegar à unidade, ele não foi entubado e estava recebendo oxigênio por meio de máscara.

O HRSP, por meio de sua assessoria, confirmou que Saibro procurou a unidade. De acordo com o hospital, após ser informada que o vereador precisaria entrar na fila do sistema regulado pelo Estado, a família optou por procurar uma transferência para a Capital.

> Uso de drogas, sexo em público e perturbação: força-tarefa aperta cerco no Caixa d’Aço, em Porto Belo

A transferência aconteceu ainda na madrugada por via aérea. Todo o translado de Xanxerê até Florianópolis foi custeado pela própria família.

Continua depois da publicidade

— A gente, como qualquer cidadão normal, não importa a condição social ou financeira, todos estão passando pelo mesmo drama que é a falta de leitos — comentou Blasus.

Nesta segunda-feira (22), Saibro foi transferido da UTI para um quarto. O quadro ainda inspira cuidados. 

Colapso no sistema de saúde

O Oeste de SC vive um colapso no sistema de saúde. Na última semana, o governo estadual montou um gabinete de crise em Chapecó para planejar ações que auxiliem no combate à pandemia. Participaram da estruturação do comitê o governador Carlos Moisés (PSL) e o secretário de Estado da Saúde, André Motta.

> Mulher de 41 anos morre por Covid em casa nos braços de marido e filhos em Florianópolis

Entre as ações anunciadas até o momento está a abertura de novos leitos no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, e no HRSP, em Xanxerê.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Pandemia em SC: “precisamos fechar o comércio”, diz infectologista da Dive

Bebê de 1 mês morre por covid-19 em Chapecó

Sete bares e tabacarias são interditados em Blumenau por descumprirem medidas contra Covid-19