Joinville não vai conseguir cumprir a data prevista no calendário de vacinação de Santa Catarina e completar até sexta-feira (9) a aplicação da primeira dose em toda a população com 40 anos ou mais. O motivo, segundo a Secretaria de Saúde, é a falta de doses. Faltaram pouco mais de 10 mil doses do imunizante para atender ao público.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A vacinação continua ocorrendo na cidade até domingo, com a aplicação das doses nas pessoas que fizeram o agendamento nos últimos dias – inclusive os trabalhadores da indústria que têm o agendamento liberado nesta quinta (7). No entanto, não houve um quantitativo suficiente de doses para a abertura do agendamento para a faixa etária dos 40 anos.

– O cenário real é o seguinte: nós tínhamos até ontem (6) recebido pelo governo estadual aproximadamente 240 mil doses para a primeira dose da vacina, e mais 100 mil para a segunda dose. Essas 240 mil de D1 serão aplicadas até domingo (11). Essa semana a gente fez mais de 40 mil horários de agendamento na rede só para D1. Precisamos ainda de 10730 para vencer os 40 anos ou mais cadastrados no site. A gente fez essa solicitação ao governo do Estado, que na próxima remessa além do que já era esperado, enviem mais essas 10 mil para fechar o grupo – explicou o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, em entrevista à CBN Joinville.

A prefeitura espera receber uma nova remessa de vacinas entre sexta e sábado, o que permitirá a abertura do agendamento para continuar a imunização da população. Se o pedido de Joinville for aceito e o Estado enviar também as 10,7 mil doses que faltaram para completar o atendimento ao público com 40 anos, será possível abrir na semana que vem a vacinação para pessoas com 39 anos.

Continua depois da publicidade

Com a reserva de uma parte das doses para os trabalhadores da indústria, que entraram recentemente no grupo prioritário, Joinville também precisa de cerca de 30 mil doses para imunizar o grupo completo.

No momento o município tem 7 mil doses reservadas para vacinar os trabalhadores da indústria, e estima-se que cerca de 37 mil pessoas devem ser contempladas.

De acordo com o calendário de vacinação do Governo de Santa Catarina, atualizado na semana passada, a expectativa era de que toda a população com mais de 40 anos estivesse imunizada com a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 8 de julho.

Entre os dias 9 e 22 de julho a estimativa é vacinar as pessoas com idade entre 35 e 39 anos. Depois, entre 30 e 34 anos até o dia 5 de agosto, entre 25 e 29 anos até 19 de agosto e, por fim, entre 18 e 24 anos até o dia 31 de agosto.

Continua depois da publicidade

São Francisco do Sul tem a vacinação mais adiantada da região

Na região Norte do Estado, São Francisco do Sul foi a única cidade que sinalizou até o momento o início da vacinação do grupo entre 35 e 39 anos na sexta-feira (9). O município está concluindo a imunização das pessoas com 40 anos e prevê a abertura de vagas para novos grupos na sexta.

Rio Negrinho prevê começar o público abaixo de 40 anos na próxima segunda-feira, e Guaramirim tem a expectativa de ampliar a imunização na próxima quinta. Cidades como São Bento do Sul, Itapoá e Barra Velha ainda estão vacinando o público na faixa dos 45 anos de idade.

Leia também

Internações em Joinville por Covid têm menor número desde fevereiro; patamar ainda é alto

Secretaria de Joinville quer distribuição mais “equânime” das vacinas contra Covid

Joinville abre pré-cadastro para vacina da Covid a pessoas acima de 18 anos