A população de Florianópolis vai poder votar a partir de quarta-feira para escolher a marca turística da cidade. Três identidades visuais definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis” serão apresentadas no gabinete do prefeito às 10h. O projeto foi desenvolvido em um projeto de cocriação durante um ano, com a participação de comunidades, turistas, investidores e o setor público e privado.
Continua depois da publicidade
Veja como ficaram as três opções de marcas
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
Durante o processo, foram vários meses de imersão na cultura, história e cotidiano da cidade, que resultaram em ricas descobertas para o estudo da marca, realizado pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Cada uma das alternativas retratam visualmente a essência de viver que só existe em Florianópolis e estarão disponíveis para votação durante um mês no site do projeto www.marcaflorianopolis.com
Continua depois da publicidade
Processo
Segundo informações da Prefeitura, desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.
Com estes dados, o estudo chegou ao DNA da Marca Turística em maio de 2015, definido como: natural, multicultural, mágica, quirida e vibrante. Estas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.
– Toda cidade turística tem que ter uma marca e ela tem que ter uma identidade. O mais interessante na construção da Marca é o processo, em que a população, até mesmo o visitante, contribui participando, falando o que pensa sobre a cidade – avalia a secretária de Turismo, Zena Becker.
Continua depois da publicidade
Ao final da votação serão sorteados kits de produtos com a nova identidade visual: camiseta, squeeze, adesivo e mais.